quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Sepultamento do padre paraibano assassinado no Pará

Padre paraibano morto por “namorado” no Pará, foi sepultado em cerimônia restrita para evitar aglomeração

whatsapp image 2021 01 04 at 08.09.53 - Padre paraibano morto por "namorado" no Pará, foi sepultado em cerimônia restrita para evitar aglomeração

O corpo do padre paraibano Ronaldo Brito, de 37 anos, encontrado morto na tarde de domingo (03) na ocupação Bela Vista do Juá, foi sepultado na manhã da última segunda-feira (04) em Santarém, no oeste do Pará. A polícia investiga a morte do padre que era pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Belterra e coordenador da Pastoral Carcerária.

Ronaldo Brito foi sepultado por volta das 07h30 em um cemitério particular. Para evitar aglomerações, a cerimônia foi restrita aos padres e a um grupo pequeno de pessoas. O arcebispo metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman conduziu as exéquias.

O padre Ronaldo Brito foi encontrado morto na sua casa, localizada na ocupação do Juá. No local havia indícios de comemoração, como talheres e churrasco, indicando também que mais de uma pessoa havia estado ali.

Ainda na segunda-feira (4) um jovem identificado como Cristian Roberto da Silva de 19 anos, compareceu a 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil e confessou ter matado o padre José Ronaldo Gomes de Brito, 37 anos.

WhatsApp Image 2021 01 06 at 15.13.04 - Padre paraibano morto por "namorado" no Pará, foi sepultado em cerimônia restrita para evitar aglomeração

Padre Ronaldo Brito  e o suspeito Cristian Roberto

Sobre o padre Ronaldo

Padre José Ronaldo Gomes de Brito, nasceu no dia 05 de maio de 1983, natural de João Pessoa/PB. Aos 16 anos fez sua primeira experiência vocacional em comunidades de João Pessoa. Ingressou no Seminário em 2005, estudou Filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese da Paraíba. Concluiu seus estudos de Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Conceição, também da Arquidiocese paraibana.

Chegou a Santarém no dia 17 de junho de 2014, acolhido pelo bispo diocesano, Dom Flávio Giovenale. O seu desejo era de conhecer a realidade e costumes da então Diocese.

Sua experiência com a realidade amazônica iniciou nas comunidades Solimões, Vila de Boim – Rio Tapajós; Santa Maria do Uruará no município de Prainha, além da cidade Almeirim. Retornou ao Seminário São Pio X onde ministrou aulas de Filosofia aos seminaristas propedêuticos. Fez seu estágio pastoral na Área Pastoral Cristo Ressuscitado, Matinha. Também ajudou nas comunidades São João Batista, Santo Antônio, Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, todas em Santarém.

No dia 05 de dezembro de 2014, José Ronaldo foi ordenado Diácono junto com mais quatro seminaristas, na Praça da Matriz. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em setembro de 2015. Atualmente era pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, cidade de Belterra, e, desde fevereiro de 2016, Padre Ronaldo Brito coordenava a Pastoral Carcerária de Santarém.

Fonte: POLÊMICA PB - Créditos: G1 GLOBO - Publicado por: Rebeka Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário