terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Paraibana anuncia candidatura à Presidência da Câmara

Deputada federal Luiza Erundina, paraibana da cidade de Uiraúna, anuncia candidatura pelo PSOL à Presidência da Câmara dos Deputados

luiza erundina - OFICIAL! Paraibana Luiza Erundina anuncia candidatura do PSOL à Presidência da Câmara

A deputada federal, Luiza Erundina (PSOL-SP), oficializou a candidatura à Presidência da Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira, 18. Ela é a única mulher candidata na disputa. A bancada do partido possui 10 deputados e a postulação tem o objetivo de demarcar território.

A parlamentar defendeu uma gestão da Câmara mais aberta à sociedade e a serviço dos direitos humanos, da cidadania, contrária à violência contra as mulheres e à pobreza. “O combate à desigualdade, seja de raça, credo ou gênero. Essa deve ser uma prioridade de qualquer gestão do PSol no Executivo ou no Legislativo e esse será um dos nossos compromissos”, disse.

Erundina também criticou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que, segundo ela, tratou “a vida humana de forma cruel, desumana e irresponsável”. A deputada lembrou também da “tragédia em Manaus”. “É mais cruel que essas pessoas morreram por falta de oxigênio. Na floresta [amazônica] considerada o ‘pulmão do mundo’, essas pessoas morreram de falta de oxigênio”, lamentou.

Por ser do grupo de risco, a deputada de 86 anos não tem viajado a Brasília desde o início da pandemia da Covid-19. Ela, todavia, foi candidata a vice-prefeita de São Paulo, na chapa encabeçada por Guilherme Boulos (PSol).

Erundina foi lançada como candidata na última sexta-feira, 15, apesar de a legenda está dividida quanto ao rumo na eleição interna da Casa. Uma ala, com cinco deputados, defendia candidatura própria – que é a praxe do partido em eleições da Câmara – e outra, também com cinco, defendia o apoio ao candidato Baleia Rossi (MDB-SP), com o objetivo de derrotar Arthur Lira (PP-AL), candidato do presidente Jair Bolsonaro.

Rossi, que é apoiado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), contabiliza o apoio de 12 partidos – PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Solidariedade, Cidadania, PV, PCdoB e Rede -, com 295 deputados.

Enquanto Lira conta com o apoio de PP, PL, PSD, Republicanos, Pros, Patriota, PSC e Avante – 185 parlamentares. O PTB, com 11 deputados, e o Podemos, com 10, devem seguir com ele, totalizando 206 deputados.

Além de Erundina, Rossi e Lira, Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG), Capitão Augusto (PL-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) são candidatos.

Fonte: Metrópoles - Créditos: Polêmica Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário