segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Há 72 anos, pousava o 1º avião em Lagoa da Cruz

PRIMEIRO AVIÃO POUSA NO ENTÃO POVOADO DE LAGOA DA CRUZ, NA DIVISA DE QUIXABA - PE COM PRINCESA ISABEL - PB

De ternos brancos na foto, a indumentária da época, os políticos se destacavam dos curiosos que se amontoavam para ver os aviões que pousavam em Lagoa da Cruz - Foto: Reprodução/ Internet

Há exatos setenta e dois anos, aterrisava o primeiro avião no campo de pousos e decolagens do então Povoado de Lagoa da Cruz, localizado na divisa do município pernambucano de Quixaba com Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba.

O registro inédito foi publicado recentemente na página social Facebook do vereador princesense Irismar Mangueira, conforme se vê na foto acima datada de 27 de novembro de 1948.

Atualmente desativado, o 'aeroporto' de Lagoa da Cruz continua sendo um patrimônio afetivo de Princesa Isabel. Foi lá, pois, que ao longo do tempo, governadores do estado, deputados e outros políticos ilustres aterrisavam em busca de votos na região - de quatro em quatro anos, diga-se de passagem. Nesses dias, a pequena localidade fronteiriça de Pernambuco e Paraíba transformava-se em uma verdadeira festa, com lideranças políticas locais e moradores curiosos se amontoando na cabeceira da pista para ver a chegada das pequenas aeronaves que, na aterrisagem, percorriam uma certa distância no chão batido para abaixar sua velocidade, ou antes de alçarem voo.

Distrito 

Através de projeto de lei de autoria do vereador Irismar Mangueira, sancionado em 21 de junho de 2017, o território do Povoado de Lagoa da Cruz que pertence ao município de Princesa Isabel foi transformado em Distrito. Antes, porém, a parte que integra o município de Quixaba, em Pernambuco, já havia sido alçada a essa categoria.

Irismar Mangueira_Distrito de Lagoa da Cruz
Vereador Irismar Mangueira, autor do projeto de lei que transformou o Povoado Lagoa da Cruz em Distrito - Foto: Reprodução/Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário