quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Vereador é assassinado com tiro na cabeça

VIOLÊNCIA: Candidato a vereador do PT é assassinado com tiro na cabeça na cidade de Paraty

Capturar.JPGh  - VIOLÊNCIA: Candidato a vereador do PT é assassinado com tiro na cabeça

O estado do Rio de Janeiro registrou em um intervalo de poucos dias mais um assassinato de candidato nessas eleições municipais. Nesta quarta-feira (04), Valmir Tenório, candidato a vereador pelo PT, foi assassinado na cidade de Paraty.

As primeiras informações da Polícia Civil dão conta de que “Valmir do Bibi”, como o petista era conhecido, foi baleado na cabeça. Agora, policiais da 67ª DP trabalham para localizar o criminoso.

De acordo com amigos de Valmir, seu assassinato foi uma surpresa, e ninguém sabe dizer qual teria sido a motivação para o crime.

Essa era a primeira vez que Valmir, que trabalhava como garçom, disputava uma eleição. Ele deixa esposa e três filhos.

Em nota, o presidente do PT do Rio de Janeiro, João Maurício, lamentou a morte do candidato e exigiu respostas das autoridades sobre o assassinato.

“Deixo aqui as minhas mais sinceras condolências e solidariedade aos familiares, amigos e companheiros por essa inestimável perda. Valmir do Bibi vai continuar presente em nossos corações, nos estimulando a seguir a luta pelas causas populares e por toda a classe trabalhadora, neste momento crítico que atravessamos em nosso País. Exigiremos da Polícia Civil e das demais autoridades todo o empenho e rigor nas investigações, para que os responsáveis por esse crime bárbaro sejam responsabilizados e punidos”, diz o comunicado de pesar.

Outros ataques contra políticos nessas eleições

O assassinato de Valmir acontece apenas três dias após outro candidato a vereador, Zico Bacana (Podemos), ser baleado na capital fluminense. Antes do caso de Zico, que está hospitalizado, foram registrados inúmeros outros casos Brasil afora envolvendo ataques contra políticos e morte.

No final de setembro, o ex-presidente da Câmara Municipal de Patrocínio (MG) e pré-candidato a vereador, Cassio Remis (PSDB), foi assassinado a tiros após ser interrompido pelo assassino enquanto fazia uma live denunciando uma obra da prefeitura. O autor dos disparos seria o ex-secretário de Obras da cidade, Jorge Marra, que foi preso. Marra é irmão do atual prefeito da cidade, Deiró Marra.

Já em 11 de outubro, o candidato a vereador de Embu das Artes, Denis Viana (PSC), foi morto a tiros. O fato ocorreu após uma confusão em um bar da periferia da cidade, na Grande São Paulo. Naquele mesmo final de semana, Domingos Barbosa Cabral (DEM), o Domingão, também foi assassinado a tiros em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Mais recentemente, em 26 de outubro, um candidato a vereador pelo PSB em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza (CE), foi encontrado morto dentro de sua casa. Evangelista de Sousa Jerônimo, conhecido como Batista da Banca, tinha 51 anos e morava sozinho em frente ao seu comitê de campanha. Seu corpo foi encontrado com marcas de facadas.

Fonte: Revista Fórum - Publicado por: Fabricia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário