terça-feira, 3 de novembro de 2020

Rendeiras da Paraíba em destaque

Renda renascença do Cariri paraibano será destaque no São Paulo Fashion Week

Desfile da coleção é o resultado de um curso de qualificação do renomado estilista Ronaldo Fraga, como parte de uma série de ações do Governo do Estado

A renda renascença do Cariri paraibano será destaque na edição de 25 anos do “São Paulo Fashion Week”, que ocorre neste domingo (08), às 21h00.  O desfile da coleção #SomosTodosParaíba é o resultado de um curso de qualificação ministrado pelo renomado estilista Ronaldo Fraga, como parte de uma série de ações do Governo do Estado na valorização da renda renascença, dentro do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP).

O desfile homenageia o centenário de nascimento de Zuzu Angel, com o tema “Zuzu vive”. Por conta da pandemia, o “São Paulo Fashion Week” será transmitido nas redes sociais e no canal do evento no YouTube e em projeções em prédios da capital paulista.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, falou da expectativa para o desfile. “Ronaldo esteve nos dias 29 e 30 de outubro do ano passado no Cariri, dando consultoria às nossas rendeiras. Essa ação do governador João Azevêdo, que tem uma grande ligação com o artesanato, rendeu um desfile em João Pessoa e agora chega a São Paulo. Isso significa que o esforço de nossas rendeiras não foi em vão, que o empenho do Governo do Estado na valorização da renda renascença não tem sido em vão, que janelas vêm sendo abertas. As expectativas são as melhores. É mais um sonho que se realiza”, disse.

As peças da coleção #SomosTodosParaíba têm inspiração da obra do artista plástico Flávio Tavares. Os pássaros do artesão Bento Medeiros, do município de Sumé, também fazem parte da elaboração das peças, além de outras novidades que só serão conhecidas durante o desfile. “A forma como Zuzu Angel, símbolo de resistência, vai ser homenageada é emocionante. Zuzu vai ser comparada às rendeiras do Cariri paraibano, as nossas grandes guerreiras. Isso demonstra toda a força que o artesanato tem na moda, falando e agindo como resistência, como luta e como protesto”, ressaltou Marielza Rodriguez.

Zuzu Angel foi a primeira estilista a usar o artesanato, com a tipologia bordados, em um desfile, cujo tema foi um protesto pelo filho, Stuart Angel, morto durante a ditadura militar, sendo transformado em desaparecido político.

A gerente regional do Sebrae no Cariri, Madalena Arruda, também destacou a importância do momento para a renda renascença. “Essa edição não vai celebrar apenas os 25 anos do São Paulo Fashion Week. Serão novos tempos para a renda renascença, que vai ser mostrada para o mundo”, afirmou, lembrando a importância da parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae nas ações de valorização do artesanato paraibano.

O evento

O São Paulo Fashion Week (SPFW) é considerado o maior evento de moda do Brasil e o mais importante da América Latina. A janela de oportunidades também está no fato de o SPFW ser a ser a quinta maior semana da moda do mundo, ficando atrás apenas de Paris, Milão, Nova York e Londres.

Ao chegar aos 25 anos, o “São Paulo Fashion Week” será totalmente virtual, com os desfiles transmitidos pelas redes sociais do evento e no YouTube, além de projeções em prédios de São Paulo.

As peças da coleção #SomosTodosParaíba sobem na passarela no domingo (08), às 21h00. O desfile do estilista Ronaldo Fraga homenageia os 100 anos de nascimento de Zuzu Angel, completados em 2021.

Paraíba Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário