domingo, 29 de novembro de 2020

57 municípios brasileiros retornam às urnas neste domingo

SEGUNDO TURNO: João Pessoa e outras 17 capitais elegem novos prefeitos neste domingo (29) – VEJA PANORAMA

mapa 2 turno 2020 - SEGUNDO TURNO: João Pessoa e outras 17 capitais elegem novos prefeitos neste domingo (29) - VEJA PANORAMA

Eleitores de João Pessoa e de outros 56 municípios brasileiros retornam às urnas neste domingo (29) para eleger novos prefeitos pelos próximos quatro anos.

São 18 capitais e 49 municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum dos candidatos obteve a maioria absoluta dos votos válidos para se eleger em primeiro turno.

Em sete capitais, a eleição foi definida já no último dia 15 de novembro: Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Natal (RN), Salvador (BA) e Palmas (TO).

Prejudicada por um apagão elétrico que se estendeu por 22 dias, Macapá (AP) vai às urnas em primeiro turno no dia 6 de dezembro. A segunda fase está marcada para o dia 20.

Além de João Pessoa, as capitais onde a disputa vai ser definida neste domingo são: Aracaju (SE), Belém (PA), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).

Na Capital Paraibana, o ex-governador, ex-senador e ex-prefeito Cícero Lucena (PP) disputa a cadeira de prefeito com o radialista Nilvan Ferreira (MDB). No primeiro turno, Cícero obteve 20,72% e Nilvan 16,61% dos votos válidos.

Em poucas capitais observa-se uma polarização entre esquerda e direita. Em Fortaleza (CE), José Sarto (PDT) – que conta com o apoio da família Gomes – disputa com o bolsonarista Capitão Wagner (PROS). Em Vitória (ES), a disputa é protagonizada entre os candidatos Delegado Pazolini (Republicanos) e João Coser (PT).

Dois candidatos contam com o apoio do presidente da República. No Rio de Janeiro (RJ), Marcelo Crivella (Republicanos) – apoiado por Bolsonaro – concorre com Eduardo Paes (DEM). Em Rio Branco (AC), Tião Bocalom (MDB) – com o aval do presidente – disputa com Socorro Neri (PSB).

O PT, do ex-presidente Lula, também concorre à Prefeitura do Recife (PE), com Marília Arraes, que enfrenta o primo João Campos (PSB).

São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS) também têm candidatos de esquerda no segundo turno. Na Capital Paulista, o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, disputa a Prefeitura com Bruno Covas (PSDB). Na Capital Gaúcha, o confronto é entre Manuela D’Ávila (PCdoB) e Sebastião Melo (MDB).

Veja a lista com todas as disputas do segundo turno nas Capitais, os resultados obtidos pelos candidatos no primeiro turno e os números das últimas pesquisas realizadas pelo Ibope, considerando apenas os votos válidos:

INFOGRAFICO CAPITAIS - SEGUNDO TURNO: João Pessoa e outras 17 capitais elegem novos prefeitos neste domingo (29) - VEJA PANORAMA

Demais municípios
Além das capitais, o segundo turno vai acontecer em mais 39 municípios. Desconsiderando o Amapá e o Distrito Federal – já que Brasília não tem eleição para prefeito – três estados não vão ter segundo turno: Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Tocantins.

O estado que tem mais prefeituras em disputa é São Paulo, com 16 municípios, incluindo a Capital. Acre, Alagoas, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Paraná, Sergipe, Rondônia e Roraima têm segundo turno apenas em suas capitais.

A segunda fase da eleição é prevista apenas em municípios com mais de 200 mil eleitores e só acontece caso na primeira, nenhum dos candidatos alcance mais de 50% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). Nos municípios com eleitorado inferior a 200 mil, vence o candidato mais votado no primeiro turno, mesmo que ele não atinja mais da metade dos votos válidos. 

Polêmica Paraíba  

Nenhum comentário:

Postar um comentário