quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Candidatos a prefeito e vereador têm até amanhã para obter certidão

Documento obrigatório para homologação: Candidatos tem até esta sexta-feira para solicitar e pegar certidão criminal

certidao eleitoral - Documento obrigatório para homologação: Candidatos tem até sexta-feira para solicitar e pegar certidão criminal

Os candidatos a prefeito e vereador dos municípios paraibanos que ainda não receberam as certidões criminais de 1º e 2º Graus, utilizadas para fins eleitorais, deverão se encaminhar a uma das unidades do Telejudiciário mais próximo de sua localidade para obter o documento até esta sexta-feira (25). O comparecimento presencial poderá ser feito nas unidades das comarcas de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras. O expediente do Poder Judiciário estadual será das 8h às 12h.

Os candidatos que já solicitaram as certidões, mas, ainda, não foram liberadas pelo sistema ou não obtiveram resposta do Telejudiciário, deverão se dirigir à unidade mais próxima até o meio dia. De acordo com o calendário disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), se encerra no próximo dia dia 26 o período para o registro de candidaturas, que só são homologadas mediante entrega de documentos diversos à Justiça Eleitoral, entre eles, as certidões criminais.

Somente no período de 1º a 24 de setembro, conforme levantamento feito pela Diretoria de Tecnologia (Ditec) do TJPB, foram solicitadas 41.930 certidões, número 55,3% superior ao total registrado em agosto deste ano, quando foram solicitadas 26.989 certidões. Do total de certidões emitidas neste mês, 35.903 foram de modo automático e 6.202 feitas manualmente.

“Em abril, por exemplo, foram emitidas 9,3 mil certidões. Este aumento reflete não só o impacto das eleições e da retomada gradativa das atividades em geral, por conta da pandemia, mas, também, o trabalho e esforço da equipe e a eficiência mantida durante o teletrabalho”, destacou o supervisor do setor, Cláudio Ataíde.

De acordo com ele, todos os casos que não foram resolvidos de forma eletrônica, iniciativa adotada durante o período de pandemia do coronavírus (Covid-19), só poderão ser solucionados presencialmente. “Muitos candidatos tentaram ligar ou enviaram e-mails, porém, em alguns casos, as certidões precisam de conferência presencial, a exemplo dos homônimos. Além disso, certidões emitidas pelos emitentes, em sua maioria, são  complexas e exigem tempo, demandando mais trabalho por parte dos servidores. O que o sistema não consegue fazer, o servidor fará com maestria e cuidado, tendo um olhar mais atento”, explicou.

Polêmica Paraíba - Publicado por: Gerlane Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário