domingo, 26 de julho de 2020

Aniversário de 100 anos do renomado paraibano que criou a Sudene

100 ANOS DE CELSO FURTADO: conheça a história do paraibano que se tornou um dos maiores economistas do país e criador da Sudene; VEJA VÍDEO


20200726 celsofurtado 100anos materia - 100 ANOS DE CELSO FURTADO: conheça a história do paraibano que se tornou um dos maiores economistas do país e criador da Sudene; VEJA VÍDEO

A Paraíba, o Brasil e o mundo celebram, neste domingo (26), o aniversário de cem anos de Celso Furtado, o economista que nasceu em 26 de julho de 1920, em Pombal, no sertão do estado, e que se tornou uma das mentes mais brilhantes do século passado em temas como gestão pública e desenvolvimento regional.
O paraibano teve uma trajetória marcante e uma história de superação. Ele Lutou na 2ª Guerra Mundial, exilou-se durante o regime militar, e mesmo diante dos obstáculos, tornou-se uma das maiores referências de sua época, tendo sido idealizador da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), até hoje responsável por executar políticas públicas para esta região do país. Trata-se de um legado que acompanha a memória do seu Centenário.
Rosa Freire D’Aguiar, viúva do economista, publicou no site do Centro Cultural Celso Furtado um texto que resume a trajetória ascendente do paraibano: “se a vida pudesse ser desfiada em acelerado, eu lembraria que Celso foi jornalista aos 19 anos, funcionário público aos 23, advogado aos 24, doutor em economia aos 28; foi segundo tenente da FEB aos 24, pioneiro da Cepal aos 29, criador e superintendente da Sudene aos 39, ministro do Planejamento aos 42; foi professor de grandes universidades na Europa e nos Estados Unidos, embaixador e ministro da Cultura”, escreveu.
Neste domingo (26), a Sudene, hoje comandada por outro paraibano, Evaldo Cruz Neto, reconheceu a importância de Celso Furtado para o desenvolvimento do Nordeste e para a história da instituição. “Com a criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, Celso Furtado apostou na industrialização da Região para impulsionar o desenvolvimento e combater os desníveis regionais”, destacou.
“O paraibano e economista Celso Furtado, que nesse ano se comemora o seu centenário, tem sua trajetória marcada por estudos no âmbito econômico, que influenciaram, diretamente, na criação da Sudene e sua primordial função de agir como órgão estratégico e responsável pelo desenvolvimento da Região Nordeste, além do norte de Minas Gerais e Espírito Santo, com foco principal na redução das enormes desigualdades locais, missão esta ainda atual e necessária”, disse Evaldo Cruz Neto.
No vídeo-homenagem produzido pela Sudene, a jornalista e tradutora Rosa Freire d’Aguiar Furtado, viúva do economista, destaca trechos da vida do paraibano.
Assista a seguir:
Polêmica Paraíba - Publicado por: Felipe Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário