quarta-feira, 24 de junho de 2020

Festas de São João que fizeram história em Juru

EM 2004, HÁ DEZESSETE ANOS ATRÁS, JURU REALIZAVA SEIS NOITES DE FESTIVIDADES JUNINAS COM RENOMADAS BANDAS DE FORRÓ

A imagem pode conter: Geraldo Luiz, close-up
Nunca deixe que uma crítica derrube aquilo que você construiu. Quem te define é o teu caráter, e não a opinião dos outros.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, a festa de São João de 2020 foi só de recordações, restando-nos lembrar as melhores festas juninas de todos os tempos realizadas em Juru, no Sertão da Paraíba.  
Dentre outras, vale a pena citar 2004, ano que assumi o cargo de prefeito do município, quando aqui se apresentaram renomadas bandas de forró do Nordeste, entre elas Líbanos, Tropycalia, Rita de Cássia e Arreio de Ouro.  
Foram cinco dias de muito forró, cuja abertura, realizada em 19 de junho, foi feita pela cantora RITA DE CÁSSIA, considerada a maior compositora de forró do Brasil e tida como marco inicial do forró eletrônico. 
Em 1993, a banda Mastruz com Leite gravou "Meu Vaqueiro, Meu Peão", música de sua autoria que se tornou sucesso absoluto, tendo começado ai o estrelato de Rita de Cássia como compositora. São mais de 500 músicas compostas sem parceria, sendo letras e melodias de sua própria autoria, muitas delas gravadas por vários intérpretes e bandas de sucesso em todo o Brasil, que a projetou no cenário nacional e internacional com suas composições de forró romântico gravadas pelas bandas Cavalo de Pau, Mel com Terra, Catuaba com Amendoim, Brasas do Forró, Aviões do Forró e principalmente a Mastruz com Leite nos anos noventa
No decorrer de sua carreira, Rita de Cássia gravou 12 CDs em parceria com seu irmão Redondo e a Banda Som do Norte, que juntamente com a cantora se apresentaram em Juru.
Na segunda e terceira noites de festa, em 20 e 21 de junho, respectivamente, subiram ao palco as bandas TROPYKÁLIA e LÍBANOS, do conhecidíssimo empresário cearense Juaci Belizário da Silva, dono da casa de shows Tropykália Shows, em Iguatu, um homem que criou o forró inconfundível e incomparável. 
A banda Tropykália, criada em 1997, mais tarde viria a se tornar FORROZÃO TROPYKÁLIA tendo gravado o seu primeiro sucesso, a canção "Não dá prazer", que a levou a vários Estados do Brasil. Muitas outras canções deram de presente a banda uma legião de fãs pelo país afora, que resultou na conquista de vários Discos de Ouro e Platina, registrados na sua história nos seus doze anos de trajetória. 
Fundada em 1995, dois anos antes de Tropykália, a banda Líbanos encantava o público com o ritmo romântico e ao mesmo tempo tão quente, um pouco de axé, pop, caribenha e até mesmo rock, chegando também a incrível marca de mais de um milhão de cópias vendidas e dois Discos de Ouro.
Com tecnologia de ponta, quando se apresentou no São João de Juru, Líbanos era considerada uma das dez maiores bandas de forró do Brasil. 
No dia 19 de dezembro de 2016, dois anos após participar das festas juninas de Juru, o empresário Juaci Silva, dono das duas famosas bandas de forró, foi assassinado por uma quadrilha de sequestradores quando chegava em sua casa na praia do Cumbuco, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Na noite de 22 de junho, quarta noite de forró realizada em Juru, a até então desconhecida ARREIO DE OURO subia ao palco e encantava os participantes da festa tocando desde o vaneirão ao forró de vaquejada, entre outros ritmos interpretados pelo vocalista Buscapé, que se tornou famoso pela agitação do público. Formada em setembro de 2004, na cidade de Custódia - PE, pelos irmãos Pedro e Edvaldo, a banda logo se tornou sucesso em todo o Nordeste, após insistir muito para tocar em Juru, quando não era conhecida.
Outra banda até então desconhecida do público presente se apresentava na cidade em 23 de junho. Era a banda ARREPIO, com raízes em São Paulo, cujo proprietário era irmão do hoje vereador juruense Wanderley Rodrigues.
Finalizando o evento junino de 2004, na noite de 24 de junho foi a vez de reunir os sanfoneiros de Juru e região para encerrar com chave de ouro o São João da cidade, também realizado no Distrito Dalmópolis, no Povoado Cachoeira dos Costa e em outras comunidades rurais.
Veja a programação daquela época:
Dia 19 de junho: RITA DE CASSIA, REDONDO & Banda SOM DO NORTE
Dia 20 de junho: Banda TROPYKÁLIA
Dia 21 de junho: Banda LÍBANOS
Dia 22 de junho: Banda ARREIO DE OURO
Dia 23 de junho: Banda ARREPIO
Dia 24 de junho: Forró Pé de Serra, com sanfoneiros da região.
Realizava ainda o SAO JOAO DO DISTRITO DALMOPOLIS, com a Banda ESPORA DE OURO nos dias 23 e 24 de junho, além do SÃO JOÃO DA LAJE GRANDE com a Banda REDE DE PALHA.

Um comentário: