Chove em quase toda à Paraíba. As chuvas que caíram este ano na Paraíba e encheram rios como o Taperoá e Piancó, elevaram o nível dos maiores açudes do Estado. Os dois maiores açudes da Paraíba, ultrapassaram os 50% de sua capacidade, sendo que um deles, Boqueirão, já tem mais de 70% de água acumulada e e está prestes a atingir a capacidade máxima. As chuvas elevaram a reserva hídrica da Paraíba em um ano, em que o mundo ainda convive com a pandemia do novo coronavírus.
O meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Alexandre Magno,disse em entrevista a uma emissora de Campina Grande, que, 2020 pode ser considerado como de chuvas normais acima da média, o que, inclusive, fez com que diversos reservatórios de água pudessem ter uma boa carga de água, incluindo o Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão.
O meteorologista ressaltou que, apesar da redução gradativa dos volumes de chuva daqui pra frente, os meses anteriores foram satisfatórios, e há também uma expectativa sobre o mês de junho que possivelmente ainda ocorram chuvas acima da média, possibilitando ainda mais o volume de água em mananciais como o Rio Paraíba e o próprio açude de Boqueirão, quem sabe até chegando a sua capacidade máxima.
“As chuvas também foram bem abundantes e praticamente acima da média em toda região do Sertão e Alto Sertão, evoluindo o total hidrográfico que estava em torno de 15% a média, chegando hoje a 56% da capacidade total das bacias hidrográficas da região”, pontuou.
O Açude de Coremas, o maior reservatório do Estado, está com 400.198.242m³, mais da metade de sua capacidade de armazenamento, que é de 744.144.694m³ de água.
Em apenas um dia, o açude de Coremas que começou o ano com pouco mais de 9% de sua capacidade, recebeu uma recarga de 2.615.811 m³ . Coremas amanheceu esta sexta-feira (22), com 53,78% de sua capacidade.
Segundo a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, a previsão é de que o reservatório receba ainda mais água nos próximos dias, uma vez que é comum a incidência de chuvas na região entre fevereiro e maio.
Já açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, que abastece Campina Grande e região, amanheceu este sábado (23) com 330.092.375 metros cúbicos de água, o que corresponde a 70,76% de sua capacidade que é de 466.525.964 milhões de metros cúbicos. O açude Engenheiros Ávidos em Cajazeiras, está com 146.790.248, o que representa 49,99 de sua t otal capacidade que é 293.617.376 milhões de metros cúbicos de água acumulada.
Pelo menos 34 açudes da Paraíba estão sangrando conforme dados divulgados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do estado (Aesa). Entre os açudes que estão com mais de 100% da capacidade estão o reservatório de São Gonçalo, em Sousa, no Sertão, o Cordeiro, na cidade de Congo e do município de Camalaú, no Cariri da Paraíba.
Severino Lopes - PB Agora