quinta-feira, 19 de março de 2020

Açude Cachoeira Lisa, em Tavares, sangra depois de nove anos

RESERVATÓRIO QUE ABASTECE TAVARES E DOIS POVOADOS DO MUNICÍPIO AMANHECE SANGRANDO NESTA QUINTA-FEIRA, DIA DE SÃO JOSÉ

A imagem pode conter: montanha, atividades ao ar livre, natureza e água
O povo de Tavares, no Sertão da Paraíba, conhecido pela sua fé e religiosidade, amanheceu nesta quinta-feira (19) com mais um motivo para se sentir feliz após ser presenteado pelo "nutritor Domini", primeiro título utilizado para honrar São José: o açude Cachoeira Lisa, que abastece a cidade começou a sangrar exatamente no dia do "Guardião do Senhor", o que não acontecia há nove anosA última vez que o manancial transbordou foi em 2011.
Dezenove de março é o dia em que o sertanejo olha ao céu mais do que o habitual. Ele ergue a cabeça e procura as nuvens carregadas que há tantos anos teimam em se afastar do sertão nordestino. Diante de tamanha escassez, resta ao agricultor se apegas a fé. Conforme a crença popular, se chover no dia 19 de março, data em que se celebra São José, o inverno tende a ser próspero e a colheita no campo farta, sentimento que ecoa entres os sertanejos embora a ciência seja irredutível diante da crença.
Alheio a ciência, os sertanejos se mantêm firmes na devoção. São José é, para muitos, a única esperança de uma colheita próspera. Com enxada na mão e fé no coração eles não desanimam nem mesmo com as perda durante as impiedosas estiagens.  
De acordo com informações do escritório local da Cagepa, entre a noite de quarta-feira e madrugada desta quinta, choveu em Tavares 27.6 milímetros, fazendo o açude verter exatamente no Dia de São José, 'um grande dia' para o nordestino. O espetáculo das quedas d’água no sangradouro está atraindo populares.
A imagem pode conter: planta, céu, árvore, atividades ao ar livre, natureza e água
Em ver o manancial com sua capacidade máxima, o prefeito Aílton Suassuna afirmou: "Nosso povo se alegra com essa notícia e agradecemos a Deus pelas chuvas que temos recebido. Pois, nossa agricultura se fortalece e todos nos alegramos", disse.
Além de abastecer toda cidade de Tavares, a barragem Cachoeira Lisa garante água aos povoados Belém e Jurema, na zona rural do município. O açude tem capacidade para 9 milhões de metros cúbicos.
Em Tavares, só nesses últimos dias, foram registrados mais de 100 milímetros de chuvas. Entre o último domingo (15) e o início da segunda-feira (16), a cidade recebeu 85,02 mm, sendo a maior chuva de 2020 na sede, até o momento.
A imagem pode conter: nuvem, céu, montanha, atividades ao ar livre e natureza
A imagem pode conter: nuvem, céu, atividades ao ar livre, natureza e água
A imagem pode conter: nuvem, céu, atividades ao ar livre, natureza e água
A imagem pode conter: nuvem, céu, atividades ao ar livre, natureza e água
A imagem pode conter: nuvem, céu, atividades ao ar livre, natureza e água
Blog JURU EM DESTAQUE com informações da Secom - PMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário