quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Carnaval: o "Maior Espetáculo na Terra"

HISTÓRIA DO CARNAVAL, UMA DAS FESTIVIDADES MAIS ANIMADAS E REPRESENTATIVAS DO MUNDO


Luciola Vilella/UOL
O carnaval chegou ao Brasil através das festas que ocorriam na Europa, principalmente na Itália e na França, no século XVII. Considerado uma das festas mais animadas e representativas do mundo, o carnaval tem sua origem no entrudo, uma brincadeira de origem portuguesa, que, no período colonial, era praticada pelos escravos, onde, no passado, as pessoas jogavam umas nas outras água, ovos e farinha. O entrudo foi proibido em 1841, mas continuou até meados do século XX.
Carnaval é um festival do cristianismo ocidental que ocorre antes da estação litúrgica da Quaresma. Os principais eventos ocorrem tipicamente em fevereiro ou início de março, durante o período historicamente conhecido como Tempo da Septuagésima (ou pré-quaresma). O carnaval é celebrado 47 dias antes da Páscoa, período chamado pela Igreja Católica de Quaresma, que preserva quarenta dias de jejum, com abstinência de carne. A festa ocorre durante os três dias que antecedem a Quarta-Feira de Cinzas. É uma palavra que tem origem no latim "carna vala" e que significa dizer "adeus a carne". 
Carnaval Olinda
Tradicional desfile dos bonecos gigantes pelas ladeiras da cidade de Olinda, em Pernambuco, durante o carnaval
Atualmente, algumas cidades se destacam nas festas de carnaval no Brasil, onde esta festividade é considerada uma das maiores do mundo. No Rio de Janeiro, por exemplo, são os desfiles das escolas de samba e em Salvador são os trios elétricos que tomam conta das ruas da cidade.
O mais popular desfile de carnaval acontece no Rio de Janeiro, na Marquês de Sapucaí, onde ocorre o desfile tradicional das escolas de samba da capital carioca.
No Recife, o bloco "O Galo da Madrugada", que sai às ruas no sábado de carnaval e vagueia pelo centro da cidade, já entrou para o livro dos recordes como o maior bloco de carnaval do mundo. Já em Olinda, o destaque fica para os bonecos gigantes, que desfilam pelas ladeiras da cidade Patrimônio da Humanidade.
Durante muitas dessas celebrações, que são realizadas em público, normalmente as pessoas usam trajes típicos, permitindo-lhes perder a sua individualidade cotidiana e experimentar um sentido elevado de unidade social.
O consumo excessivo de álcool, de carne e outros alimentos proscritos durante a Quaresma é extremamente comum. Outras características comuns do carnaval incluem batalhas simuladas, como lutas de alimentos; sátira social e zombaria das autoridades e uma inversão geral das regras e normas do dia-a-dia.
Carnaval no Rio de Janeiro
Desfile de escola de samba na avenida Marquês de Sapucaí, no carnaval do Rio de Janeiro, considerado um dos maiores do mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário