domingo, 8 de dezembro de 2019

Tiros disparados de carro matam índios no Maranhão

DOIS ÍNDIOS DA ETNIA GUAJAJARA SÃO MORTOS EM ATENTADO NO MARANHÃO

Crime ocorreu neste sábado, 7, no município de Jenipapo dos Vieiras (MA), que fica a 506 km ao sul de São Luís

Dois indígenas da etnia Guajajara foram assassinados neste sábado, 7, no município de Jenipapo dos Vieiras, que fica a 506 km ao sul de São Luís, no Maranhão. O local fica próximo a rodovia BR-226, entre as aldeias Boa Vista e El Betel. Firmino Guajajara e Raimundo Belnício Guajajara foram mortos por tiros disparados de um carro, segundo testemunhas.
Até o momento, duas mortes foram confirmadas e dois índios ficaram lesionados, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão em sua conta no Twitter. Os feridos foram encaminhados ao hospital, com o apoio do Distrito Sanitário Especial do Maranhão.
Direitos Humanos MA @DHMaranhao
Neste momento, uma equipe técnica da Sedihpop encontra-se em deslocamento à Jenipapo dos Vieiras. 
A SSP, por meio das Polícias Civil e Militar, está no local, tomando as medidas cabíveis. 
Direitos Humanos MA @DHMaranhao
Os indígenas feridos já foram encaminhados para o hospital, com apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena do MA.
Até o momento, dois óbitos foram confirmados. O @GovernoMA, por meio da SSP, informou o caso à Polícia Federal, solicitando a adoção das devidas providências.
Além disso, a secretaria comunicou que está acompanhando o atentado juntamente com a Secretaria de Segurança Pública e representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai). O governo do Maranhão comunicou o caso à Polícia Federal e pediu providências.
Uma equipe da Secretaria dos Direitos Humanos foi encaminhada para Jenipapo dos Vieiras, município onde ocorreu o atentado. A Secretaria de Seguranças e as polícias Civil e Militar também atuam na ocorrência.
O ministro da Justiça, Sergio Moro, lamentou as mortes por meio de uma rede social. Moro disse que a Funai foi até à aldeia tomar providências, junto com autoridades do governo do Maranhão, e que a Polícia Federal foi acionada para investigar o crime.
Sergio Moro -  @SF_Moro
Lamento o atentado, ocorrido hoje no Maranhão, que terminou com dois índios guajajaras mortos e outros feridos. Assim que soube dos tiros, a Funai foi até a aldeia tomar providências, junto com as autoridades do governo do Maranhão.
Sergio Moro -  @SF_Moro

A Polícia Federal já enviou uma equipe ao local e irá investigar o crime e a sua motivação. Vamos avaliar a viabilidade do envio de equipe da Força Nacional à região. Nossa solidariedade às vítimas e aos seus familiares.
“Vamos avaliar a viabilidade do envio de equipe da Força Nacional à região. Nossa solidariedade às vítimas”, escreveu o ministro em sua conta no Twitter.
Veja com Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário