quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

O "bom velhinho"

Papai Noel, o "bom velhinho", personagem mais importante da celebração do Natal



Papai Noel de 1881
Representação do Papai Noel na revista Harper's Weeklys, 1881
Se a árvore é o símbolo mais emblemático, o Papai Noel é o personagem mais importante da festa.
A figura do Papai Noel é inspirada em um bispo turco chamado São Nicolau. Ele costumava deixar moedas próximas às chaminés das pessoas mais necessitadas. É por isso que ele representa a generosidade que acaba invadindo os corações na época natalina.
Com o tempo, e através de campanhas publicitárias, São Nicolau se tornou popular e deu lugar ao aspecto que hoje conhecemos do Papai Noel, que em vez de moedas, deixa presentes às crianças que se portam bem ao longo do ano.
O "bom velhinho" gordinho e simpático representa o altruísmo e os sentimentos de bondade e gratidão que invade os corações nessa altura festiva que celebra o nascimento do Menino Jesus.
Na época do Natal as crianças costumam escrever uma carta ao Papai Noel dizendo o que querem ganhar. Segundo a lenda, na noite da véspera de Natal ele percorre os céus por todo o mundo com a ajuda do seu trenó puxado pelas suas nove renas.
A história mais conhecida é que o Papai Noel entra pelas chaminés e deixa os presentes debaixo da árvore de Natal.

Origem do Papai Noel

São Nicolau
São Nicolau
A origem do Papai Noel está intimamente relacionada com a figura de São Nicolau de Mira, um bispo nascido na Turquia em 280 d.C. que ajudava as pessoas carentes.
São Nicolau deixava moedas perto das chaminés dos menos favorecidos durante a noite.
São Nicolau foi beatificado pela Igreja Católica por conta dos milagres que realizou. O mais conhecido terá sido o pagamento dos dotes de três filhas de um casal pobre.
Os pais das moças não tinham dinheiro para pagar o dote e casar as suas filhas, o que destinava a elas uma vida de prostituição. Até que um dia apareceu na casa dessa família um saco contendo moedas de ouro e prata e as meninas tiveram, assim, o seu dote para o casamento.
Há quem diga que não eram três filhas, mas apenas uma e que vivia sozinha com o seu pai. O que importa não são os pormenores, mas o teor dessa história.
E antes mesmo de São Nicolau, há uma lenda vinculada à origem do Papai Noel, a lenda do Velho Inverno. Segundo ela, havia um velhinho que andava de casa em casa pedindo comida durante o inverno. Quem ajudava o senhor garantia um inverno agradável para a sua família.
O Dia de São Nicolau é comemorado em 06 de dezembro, data de sua morte. Em virtude disso, muitas pessoas costumam montar as árvores de Natal nessa data.
São Nicolau é o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega. Além disso, é considerado o padroeiro dos estudantes.
Papai Noel conferindo lista de presentes
Papai Noel conferindo lista de presentes

Representação do Papai Noel

Hoje o Papai Noel tem uma longa barba branca e usa uma roupa vermelha com detalhes em branco. Possui um gorro vermelho e leva um cinto e botas pretas. Além disso, ele carrega um grande saco de presentes.
Mas nem sempre foi assim. As primeiras imagens do Papai Noel apresentavam um homem magro, outras se assemelhavam a um duende. E as suas roupas eram escuras, em tons de marrom e verde.
O cartunista alemão Thomas Nast (1840-1902) trabalhou durante anos no desenho do Papai Noel. Em uma delas, publicada na revista Harper's Weeklys, o Papai Noel apresenta o seguinte aspecto:
Foi somente em 1931, através de uma campanha publicitária da Coca-Cola que o Papai Noel ganhou o aspecto mais próximo do que conhecemos hoje:
Campanha Publicitária da Coca Cola, 1931
Campanha Publicitária da Coca Cola, 1931

Nenhum comentário:

Postar um comentário