sábado, 21 de dezembro de 2019

Parabéns, Juru, terra querida e abençoada por Deus!

ACOLHEDORA E QUERIDA POR TODOS, A CIDADE DE JURU COMPLETA 58 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA NESTE SÁBADO

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre
Fazer aniversário é olhar para trás com gratidão e para frente com fé e esperança! Parabéns e feliz aniversário, Juru!
Por: Geraldo Luiz
Após o advento das sesmarias, instituto jurídico que normatizava a distribuição de terras destinadas à produção agrícola, função legada pelo Estado a particulares, o município de Juru é politicamente emancipado, em 21 de dezembro de 1961.
Suas históricas origens, de acordo com relatos de personagens daquela época, ainda nas primeiras décadas do século XX, remontam à existência de um sítio denominado Roça Grande, de propriedade da viúva Maria Ferreira, conhecida como Maria da Roça Grande, onde aos domingos aconteciam corridas de cavalo (prado).
Desde então, o sossegado sítio passou a ser visitado por pessoas da redondeza que vinham assistir as competições e passou a apresentar os primeiros sinais de progresso, tendo sido construídas ali algumas casas. Após o local dar ares de um futuro promissor, no ano de 1929 foi realizada a primeira feira livre daquela propriedade rural.
No ano de 1933, o lugarejo passa a ser Distrito de Princesa Isabel, com o nome de Barra, posteriormente tem a denominação modificada para Ibiapina, que perdurou durante o quinquênio 1939/1943. Já no quinquênio de 1944/1948, a localidade teve a denominação mudada mais uma vez, e Ibiapina recebe de modo definitivo o nome de Juru, palavra originária do Tupi-Guarani, cuja etimologia significa "aves multicores".
Foto do Açude Timbaúba, em 2004, manancial com capacidade máxima de 15.438.57 metros cúbicos, no ano em que as chuvas foram suficientes para fazê-lo transbordar
Juru está localizado na microrregião da Serra de Teixeira, porção Oriental da Região Nordeste, no Estado da Paraíba, a uma altitude de 580 metros e com 403,276 Km2 de extensão territorial. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida em 2005 pelo Ministério da Integração Nacional, cuja delimitação tem como critérios os índices pluviométrico e de aridez, além do risco de seca. Apresenta relevo de planaltos e o clima temperado, com temperaturas variando entre a mínima de 18ºC e máxima de 29ºC. Já a vegetação, rala e áspera, é de predominância da Caatinga.  A hidrografia é composta pelos açudes Timbaúba e Glória II, além de outros pequenos mananciais e rios temporários e perenes.
Morro de pedra, localizado na saída da cidade para Princesa Isabel
Morro de pedra denominado Serra Branca, localizado na saída da cidade de Juru para Tavares e Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba
Com população estimada em 9.867 habitantes (2019), de acordo com dados do do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Juru limita-se ao Norte com os municípios de Santana dos Garrotes e Olho D’água, ambos na Paraíba; ao Sul, com Solidão (PE); ao Leste com Água Branca (PB) e a Oeste com Tavares (PB). 
Devido ao êxodo para outras cidades, a média do aumento populacional de Juru, que fica a uma distância aproximadamente de 410 Km da capital do estado, João Pessoa, é considerada extremamente baixa, cuja influência maior se dá por conta da grande evasão de pessoas que migram a procura de trabalho, principalmente para o estado de São Paulo, na região Sudeste do Brasil. É um fator preocupante a escassez de emprego no município, que tem um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de apenas 0,570 e densidade demográfica de 24,37 hab/Km².
Em 2017, o salário médio mensal em Juru era de 1.8 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 5.0%. Na comparação com os outros municípios do estado, ocupava as posições 23 de 223 e 215 de 223, respectivamente. Já na comparação com cidades do país todo, ficava na posição 2.999 de 5.570 e 5.206 de 5.570, respectivamente. Considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, tinha 54.5% da população nessas condições, o que o colocava na posição 31 de 223 dentre as cidades do estado e na posição 553 de 5570 dentre as cidades do Brasil.
Ainda de acordo com o IBGE (2008), o PIB do município de Juru é de R$ 36.105.383 mil. Já o índice do PIB per capita é de R$ 3.435,34.
Muitos aqui em Juru nasceram, outros aqui chegaram e permaneceram. Por isso, todos têm orgulho de pertencer a esta cidade e não medem esforços quando se fala em coletividade e solidariedade. Todos em busca do bem-estar comum e de testemunhar o crescimento e o desenvolvimento dessa amada terra.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Foto da cidade de Juru, localizada no Sertão da Paraíba, em um registro histórico do início da década de sessenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário