segunda-feira, 8 de abril de 2019

Lula tem recurso negado de novo, outra vez, novamente

Ministro Edson Fachin nega recurso de Lula para antecipar julgamento no STF de olho no STJ


Cantora gospel que assassinou marido é condenada a 21 anos de prisão
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Edson Fachin negou um pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para transformar em presencial o julgamento virtual de um recurso que pode suspender os efeitos da condenação no processo do tríplex e libertar o político. Na prática, o pedido era por uma antecipação do julgamento.
Na próxima sexta-feira (12), a 2ª Turma do Supremo começa a julgar o tema. Por ser virtual, os cinco ministros que compõem a Turma têm até o dia 23 para apresentar sua posição a respeito do tema. Além de Fachin, pertencem à 2ª Turma os ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Celso de Mello.
Se tivesse acatado o pedido de Lula, a Turma julgaria o caso na sessão presencial de amanhã.
No julgamento virtual, a análise da questão é feita eletronicamente pelos ministros da 2ª Turma. A apresentação dos votos pode acontecer a qualquer momento dentro do prazo, que será aberto na sexta-feira.
Recurso reclama de decisão no Superior Tribunal de Justiça
O recurso que será avaliado pela 2ª Turma no STF é contra uma decisão tomada monocraticamente no STJ (Superior Tribunal de Justiça), pelo ministro Felix Fischer. Em novembro do ano passado, o magistrado decidiu sozinho rejeitar um recurso de Lula que contestava a condenação em segunda instância no caso do tríplex de Guarujá (SP).
Nesta semana, a 5ª turma do STJ deverá colocar o tema em pauta, para validar ou mudar a decisão de Fischer.
Os advogados do petista dizem que Fischer, ao deliberar sozinho sobre o caso, acabou “alijando a defesa de participar do julgamento”.
Na prática, o pedido da defesa ao STF tentava fazer com que os ministros suspendessem os efeitos da condenação antes mesmo de o STJ tomar uma decisão final sobre o caso nesta que é uma espécie de terceira instância.
Fachin não vê “prejuízo irreparável”
Para Fachin, o fato de o julgamento no STJ estar próximo “não configura prejuízo irreparável” a Lula. De acordo com o ministro, independentemente da decisão do STJ, a ação do tríplex “pode, a tempo e modo, ser avaliada por esta Suprema Corte”.
No recurso, a defesa pede que o STF anule a condenação no processo do tríplex e liberte Lula, que está preso há um ano na Superintendência da PF (Polícia Federal) em Curitiba.
Fátima Meira - 31.ago.2018/Estadão Conteúdo
Fonte: UOL - Créditos: Nathan Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário