segunda-feira, 1 de abril de 2019

Dia da Mentira

CELEBRADO ANUALMENTE NO DIA 1º DE ABRIL, O DIA DA MENTIRA TAMBÉM É CONHECIDO COMO O DIA DOS BOBOS


O Dia da Mentira, também conhecido como o Dia dos Bobos, é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão.
Comemorado por crianças e adultos, existem brincadeiras que persistem por vários anos! Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de humor negro, que são aquelas que ridicularizam e humilham as pessoas, mas, em geral, são brincadeiras saudáveis.
Entre os ingleses, o Dia da Mentira é conhecido como April Fools’ Day, que significa literalmente “Dia dos Bobos de Abril”.
Origem do Dia da Mentira
Há muitas explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. De acordo com esta teoria, por volta do século XVI, o Ano Novo era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril.
No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano Novo para o dia 1º de janeiro, porém muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo.
Assim, algumas pessoas começaram a fazer brincadeiras e a ridicularizar aqueles que insistiam em continuar a considerar o dia 1º de abril como ano novo. Eram considerados bobos, pois seguiam algo que era sabido não ser verdadeiro.
Origem do Dia da Mentira no Brasil
Entre os brasileiros, o Dia da Mentira começou a se popularizar em Minas Gerais, através do periódico “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX. 
A fake news é antiga em terras brasileiras, tanto que este periódico teria lançado em 1º de abril de 1848 uma matéria que noticiava a morte do então imperador Dom Pedro II. Dois dias depois o jornal teve que desmentir a publicação, visto que muita gente realmente acreditou na notícia.
Mas por que comemoramos?
O Dia da Mentira é algo para ser comemorado? Se há um dia dedicado só para as inverdades, não significa que você tem que sair propagando mentiras por aí. Na matéria “Mentir demais pode indicar doença” publicada pelo Viver Bem, a psicóloga Eloá Andreassa, diz que mentira tem limite e o hábito em excesso pode até virar doença.
“Além de usar de má fé por deixar outros iludidos e enganá-los, esse mentiroso acaba por perder a credibilidade”, diz.
Seja qual for o relacionamento, mentir leva à descrença. Como na fábula “O Garoto Pastor e o Lobo“, em que o menino pastor sempre emite alertas falsos do lobo se aproximando das ovelhas e, quando diz a verdade, não tem mais credibilidade, como lembra a psicóloga.
Pequenas mentiras podem até fazer parte do bom senso e ser um aliado da boa convivência, mas mentiras demais se tornam patológicas. No Dia da Mentira vale até fazer pegadinhas (será?) inocentes, mas pensar antes de falar e propagar inverdades é sempre uma dica a ser seguida.
Dia da Mentira
https://www.calendarr.com/brasil - Gazeta Do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário