terça-feira, 16 de abril de 2019

CPI da Lava Toga

Após determinação de ministro do STF, senadores avaliam fazer terceiro pedido de CPI da Lava Toga

Uma determinação do ministro Alexandre de Moraes pode reacender no Congresso iniciativas para a criação da CPI da Lava Toga


Senadores avaliam fazer 3º pedido de CPI da Lava Toga
O senador Alessandro Vieira (PPS-SE) disse que pode fazer um novo pedido se conseguir apoio de colegas - são necessárias, no mínimo, 27 assinaturas. "Nada impede que a gente apresente um novo requerimento. A gente percebe que a busca pela impunidade está gerando situações absurdas", afirmou Vieira, ao citar a decisão de Moraes.
Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado barrou a segunda tentativa de criação da CPI. A estratégia de Vieira agora é solicitar ao plenário que avalie o pedido rejeitado na comissão, o que depende do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP). No sábado, no entanto, Alcolumbre deixou claro que não pretende instalar a CPI. "A maioria dos senadores entende que não é bom para o Brasil uma briga institucional." Vieira respondeu: "Ele não tem autonomia para esse tipo de escolha de pauta".
Nesta segunda-feira, 15, também houve reações no plenário. "Que argumento é esse usado por parte do Senado contra a CPI?", disse o líder do PSB, Jorge Kajuru (GO). "Os ministros do Supremo estão se esmerando em criar um escândalo a cada semana e isso aumenta a demanda da sociedade por uma atuação do Senado", afirmou Vieira. 
Notícias ao Minuto com informações do jornal O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário