quinta-feira, 18 de abril de 2019

Cinco fatos sobre a Catedral de Notre-Dame


Faíscas tomam a atmosfera enquanto a brigada de incêndio parisiense tenta apagar as chamas na Catedra de Notre Dame, no centro de Paris, nesta segunda-feira 15 de abril
Foto: PHILIPPE WOJAZER / REUTERS
A Catedral de Notre Dame, em Paris, pegou fogo na última segunda-feira, 15 de abril, num incêndio que devastou parte do marco da capital francesa. Veja cinco fatos sobre a obra-prima gótica que celebrou seu 850º aniversário em 2013:
1 - A primeira pedra da catedral de Notre Dame (Nossa Senhora de Paris) foi colocada em 1163 durante o reinado de Luís VII, à medida que a medieval Paris crescia em população e importância. A cidade era o centro político e econômico do reino francês.
2 - Os detalhes esculpidos em pedra e o vitral da Catedral recriam imagens e lições da Bíblia.
3 - Dominando a estrutura estão as suas duas torres de sinos do século XIII. O chamado "Bourdon", o maior sino, tem o nome de Emmanuel.
4 - Os 387 degraus até as torres levam os visitantes a passar por galeria de quimeras, criaturas míticas tipicamente compostas por mais de um animal. O mais famoso deles, a gárgula "Stryge", fica no topo da catedral, observando Paris com a cabeça apoiada nas mãos. 
5 - Victor Hugo usou a catedral como cenário para seu romance de 1831, "Nossa Senhora de Paris" (O Corcunda de Notre Dame). Quasimodo, o personagem principal, é temido pelos parisienses devido à sua deformidade, mas encontra refúgio na catedral e é empregado como sineiro. Quasimodo foi retratado por atores como Charles Laughton e Anthony Quinn, e também foi fonte de inspiração para uma adaptação da Disney.
Extra.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário