terça-feira, 2 de abril de 2019

Causa da morte do neto de Lula não foi meningite meningocócica

Neto do ex-presidente Lula não morreu de meningite, informa Prefeitura de Santo André

Arthur Araújo Lula de Silva morreu aos 7 anos no dia 1º de março, no Hospital Bartira, em Santo André (SP). Meningite meningogócica foi divulgada como causa da morte


Neto de Lula não morreu de meningite, informa Prefeitura de Santo André
A doença foi divulgada como causa da morte. Arthur deu entrada no hospital, às 7h20 do dia 1º de março, com sintomas como febre, dor no corpo e enjoo. O quadro era estável, mas rapidamente se agravou. Ele morreu às 12h36 do mesmo dia.
Em nota, a prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou amostras coletadas no hospital para análise do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Os exames deram negativo para meningite, meningite meningocócica e meningococcemia.
O município, no entanto, não indicou outras possíveis causas da morte de Arthur. "Todos os procedimentos de proteção e profilaxia dos comunicantes foram realizados seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. Informações adicionais relacionadas ao caso dependem de autorização expressa da família da criança", informou o documento.
A família de Lula ainda não se manifestou.
Confira a íntegra da nota divulgada pela Prefeitura de Santo André:
“Conforme amplamente noticiado, no dia 1°/03/2019 recebemos por volta das 14h20 a notificação de nº 5968951, informando que o paciente A.A.L.S, de 7 anos de idade, deu entrada no Hospital Bartira às 7h14 do dia 1°/3 com cefaleia, febre, mialgia, exantema, cianose, náuseas e dores abdominais. Evoluiu com confusão mental e o paciente veio a óbito por volta das 12h. O hospital informou na notificação que o motivo do óbito foi meningococcemia (meningite). Apesar da notificação, o resultado do exame de líquor realizado no mesmo dia pelo próprio Hospital Bartira, acusou bacterioscopia negativa.
Em face dessa constatação, na mesma data, a Secretaria de Saúde de Santo André, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde, encaminhou as amostras de sangue e líquor coletadas no Hospital para análise e confirmação do Instituto Adolfo Lutz, que normalmente emite os resultados no prazo de 15 a 30 dias. Além de encaminhamento das amostras, realizamos esquema profilático dos comunicantes (pessoas com contato íntimo por mais de quatro horas diárias com o paciente nos últimos sete dias). Devido ao fato do paciente estudar em São Bernardo do Campo, a Vigilância Epidemiológica do referido município foi comunicada para que as medidas de profilaxia cabíveis fossem tomadas na escola, o que devidamente ocorreu.
As investigações foram finalizadas pela Secretaria de Saúde de Santo André, por intermédio do Departamento de Vigilância à Saúde, e segundo os resultados dos exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, foram descartadas: meningite, meningite meningocócica e meningococcemia.
Todos os procedimentos de proteção e profilaxia dos comunicantes foram realizados seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. Informações adicionais relacionadas ao caso dependem de autorização expressa da família da criança.”
Brasil ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário