sábado, 6 de abril de 2019

Balsa colide com pilar de ponte e causa tragédia

Queda de ponte na madrugada deste sábado no Pará deixa ao menos cinco desaparecidos


Governo do Pará
Vista aérea sobre a ponte que desabou no Pará após uma balsa colidir com um dos seus pilares - Imagem: Governo do Pará
O governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB), afirmou hoje que ao menos cinco pessoas estão desaparecidas após a queda de parte da ponte da Alça Viária, que fica sobre o rio Moju, próximo ao município de Barcarena, no interior do Pará.
As cinco pessoas compunham a tripulação da balsa que atingiu um dos pilares da terceira das quatro pontes do complexo. Já o Corpo de Bombeiros não divulgou o número de desaparecidos e diz que realiza buscas e que não foram localizados tripulantes e documentação da embarcação.
O desabamento aconteceu na madrugada de hoje depois que uma balsa que navegava no rio colidiu com um dos pilares da ponte. De acordo com o governador, 200 dos 860 metros da ponte desabaram. O governador informou que uma testemunha afirmou que, no momento do desabamento, dois carros trafegavam pela ponte e caíram no rio.
“Estamos com a equipe do Corpo de Bombeiros fazendo as buscas e também solicitamos à Capitania dos Portos, que já está indo [ao local] com uma embarcação com embarcação com radar para colaborar”, disse o governador durante uma entrevista coletiva. Horas antes, ele havia feito um sobrevoo na região onde o acidente aconteceu.
De acordo com a testemunha com quem o governador disse ter conversado, os tripulantes da balsa teriam tentado evitar a colisão duas vezes antes da colisão.
A balsa teria perdido o controle. Houve uma primeira tentativa de frear a balsa, mas não teria sido exitosa. Na segunda, teria paralisado o motor da balsa e a partir daí, ela, à deriva, se colidiu com a ponte.
Helder Barbalho, governador do Pará
O governador disse que as autoridades ainda não conseguiram contatar os cinco tripulantes da balsa e também não conseguiram saber a quantidade de pessoas que estariam nos veículos.
A ponte afetada é a terceira de um conjunto de quatro pontes do complexo Alça Viária construído sobre o rio Moju, próximo ao trevo do Acará. Ela fica na rodovia PA-483 e ajuda a conectar a região metropolitana de Belém com o interior do estado.
Segundo Helder Barbalho, a Polícia Civil já está investigando o caso. A proprietária da balsa, cujo nome não foi divulgado, já teria sido contatada e estaria indo ao local para prestar esclarecimentos.
Trabalho de resgate
O governador do Pará afirmou que mergulhadores do Corpo de Bombeiros e uma embarcação da Capitania dos Portos com radar serão utilizados nos trabalhos de busca de possíveis vítimas do acidente.
Fonte: UOL - Créditos: Leandro Prazeres - Publicado por: Ivyna Souto

Nenhum comentário:

Postar um comentário