domingo, 10 de março de 2019

Pessoa mais velha do mundo

Mulher japonesa com 116 anos é a mais velha do mundo, segundo o Guinness World Records 

No ano passado, o número de centenários atingiu um máximo histórico no Japão


Mulher japonesa com 116 anos é a mais velha do mundo
Nascida a 02 de janeiro de 1903, a centenária recebeu um certificado oficial no lar de idosos onde vive em Fukuoka (sudoeste), na presença de familiares e do prefeito da região.
Sétima de oito irmãos, casou-se em 1922 com Hideo Tanaka, com quem teve quatro filhos e adotou um.
Kane Tanaka gosta de jogar jogos de tabuleiro - nomeadamente o famoso Reversi - e de estudar matemática. Acorda habitualmente às seis da manhã.
Também japonesa, Chiyo Miyako deteve o estatuto até morrer em julho do ano passado, com 117 anos de idade. A pessoa mais velha do mundo antes de Miyako também era japonesa.
No ano passado, o número de centenários atingiu um máximo histórico no Japão. Em setembro, 69.785 pessoas viviam há 100 ou mais anos e uns esmagadores 88,1% eram mulheres, de acordo com o Governo de Tóquio, que atribuiu o recorde aos avanços da medicina e ao aumento da consciência sobre a saúde.
Numa nação cuja tradição culinária se centra em peixe, arroz, vegetais e outros alimentos com baixo teor de gordura, a obesidade, por exemplo, ainda é relativamente rara.
No entanto, Tanaka ainda tem um caminho a percorrer antes de se tornar a pessoa mais velha de sempre, feito alcançado pela francesa Jeanne Louise Calment, que viveu até aos 122 anos, segundo o Guinness World Records.
O homem mais velho do mundo ainda está sob investigação, depois da morte do japonês Masazo Nonaka, em janeiro, aos 113 anos. 
Mundo ao Minuto com informações da Agência Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário