quinta-feira, 21 de março de 2019

Dia de São José é momento de rezar e pedir por mais chuvas

DE ACORDO COM A TRADIÇÃO, CHUVA NO DIA DE SÃO JOSÉ É SINAL DE UM BOM INVERNO 

A imagem pode conter: 2 pessoas
Apesar de não ter chovido em Juru e região, nesta terça-feira (19) foi o dia dos católicos se unirem em preces para agradecer a São José e pedir mais chuvas. Pois, de acordo com a tradição, chuva nesse dia é sinal de um bom inverno.
Patrono da Igreja Católica, pai adotivo de Jesus, operário da madeira, exemplo de chefe de família e de obediência a Deus. Essas são algumas representações de São José no imaginário dos fieis, cuja simbologia ganha força com a retratação de cenas da vida cotidiana do santo por artistas, nos diversos períodos da história, principalmente no Renascimento e no Barroco.
Mas, é justamente no Nordeste que a devoção a São José, considerado padroeiro dos agricultores, destaca-se por completar, juntamente com Santa Luzia (festejada no dia 13 de dezembro) e São Sebastião (20 de janeiro), a trilogia dos santos que intercedem junto a Deus para mandar chuva, sinônimo de fartura na mesa dos nordestinos.
No dia de São José os agricultores dos quatro cantos do Nordeste aproveitam para agradecer, por meio de orações, missas, novenas, festa, muito foguetório e com mesa farta, sendo o santo festejado em diversas paróquias do Interior em virtude da sua popularidade e da dimensão religiosa e cultural que o evento proporciona.
Ao longo da história, as homenagens a São José ganham conotações diferentes. Em alguns momentos, mais caracterizadas pelas manifestações culturais, marcadas pelas tradicionais promessas que, caso a chuva caísse, o agricultor teria que pagar. Muitas vezes, envolviam sacrifícios físicos como longas caminhadas. Existiam práticas que consistiam em "roubar" a imagem do Santo, devolvido no dia seguinte após o pedido, que podia ser um bom inverno ou um marido justo como o de Maria.
Embora a Ciência refute a ligação, o Dia de São José acontece próximo à passagem do Equinócio, dia 22, quando o sol se desloca sobre o Equador. Esta continua sendo a "esperança para o nordestino". Para a meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Mary Sakamoto, "a relação é apenas cultural e nós respeitamos essa visão do homem sertanejo".
Coincidência ou não, esse período do ano é favorável para as chuvas no Nordeste, devido à posição mais ao Sul da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). "Parte dessa relação tem a ver com isso", reconhece o meteorologista cearense, destacando que a quadra chuvosa deste ano está se confirmando. A segunda quinzena de março é a data limite para a confirmação de um bom inverno no Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário