quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Município de Água Branca torna-se parceiro do programa Algodão Paraíba

EXTENSIONISTA RURAL ROBSON LIRA REALIZA REUNIÃO PARA ASSINATURA DE CONTRATOS PARA PLANTAÇÃO DE ALGODÃO ORGÂNICO EM ÁGUA BRANCA


A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e área interna 
Sob a coordenação do extensionista rural Robison Lira, foi realizada uma reunião na manhã da última quinta-feira, 31 de janeiro, no Sítio Bela Vista, onde foram assinados os primeiros contratos para plantação de algodão orgânico em Água Branca, no Sertão paraibano. Após constatar a rentabilidade e importância da iniciativa, o município através da Secretaria de Agricultura declarou apoio e tornou-se parceiro do programa Algodão Paraíba.
O município disponibilizará aração de terra gratuita e prioritária, e o transporte da produção do algodão. O programa Algodão Paraíba se desenvolve pela EMPAER (antiga EMATER), Embrapa e a empresa Norfil.
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e pessoas sentadas
A EMPAER fornecerá todo apoio e acompanhamento técnico para preparo, plantação e colheita adequados; a Embrapa fornecerá as sementes e a empresa multinacional Norfil fornecerá a sacaria para a colheita do algodão, além de comprar toda a produção pelo valor de R$ 2,40 o kg.
Na opinião de Robison Lira, a agricultura familiar do município será ainda mais valorizada, pois além de gerar mais renda, as propriedades participantes serão certificadas como orgânicas e isso garantirá um aumento de 30 % no valor da venda. Além de que o algodão será consorciado com outras culturas como milho e feijão permitindo uma diversificação e segurança alimentar maior.
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas, pessoas em pé e área interna
Nesse sentido, os ganhos decorrentes da venda do algodão podem gerar, por exemplo, um tempo maior de estoque do milho e do feijão, que podem ser usados para alimentação dos próprios produtores, mas também vendidos por um valor maior depois de determinado tempo decorrido e diminuição da demanda no mercado.
As sementes disponibilizadas pela EMPAER já se encontram em Água Branca e os agricultores interessados devem procurar os servidores Robison ou Ronaldo para aderirem ao programa.
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e área interna
Ascom PMAB/JN

Nenhum comentário:

Postar um comentário