sábado, 2 de fevereiro de 2019

Beleza das obras de Deus é vista em Tavares

CÉU DA CIDADE DE TAVARES, NO SERTÃO DA PARAÍBA, REGISTRA FENÔMENO 'HALO SOLAR'

Na manhã desta sexta-feira (01/02) um círculo colorido em volta do sol, denominado como ‘halo solar’, apareceu no céu da cidade de Tavares, no Sertão da Paraíba.
As fotos do fenômeno em tela foram registradas por volta de 10h40 (horário local) pelo psicólogo tavarense, Manoel Marcelo, através da câmera de um celular.
“Mesmo com dificuldade para olhar, consegui registrar como são belas as obras de Deus”, contou o psicólogo ao blogueiro Aryel Aquino. 
Halo solar é um fenômeno óptico caracterizado pelo surgimento de um círculo ao redor do sol. Ocorre na troposfera, a cerca de 17 quilômetros de altitude, quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre, causando assim a dispersão da luz. O formato circular está ligado à estrutura hexagonal desses cristais.
O fenômeno da refração consiste na mudança de direção e velocidade da luz ao passar de um meio para o outro. Os cristais de gelo presentes na atmosfera funcionam como pequenos prismas que decompõem a luz branca do sol nas cores primárias, formando assim o halo solar de forma semelhante ao que ocorre com o arco-íris.
Assim como acontece no sol, ao redor da lua também pode surgir o halo. A formação de um halo lunar ocorre da mesma forma que o solar, porém, a visualização das cores escuras é mais difícil, sendo possível observar melhor apenas as cores mais claras.
Blog do Aryel Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário