terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Prefeito morre após ser esfaqueado no coração

Homem invade palco e esfaqueia prefeito diante de centenas de pessoas na Polônia

Pawel Adamowicz passou por uma cirurgia, mas não resistiu aos ferimento e morreu, nesta segunda-feira (14)


Homem invade palco e esfaqueia prefeito na Polônia
Mais cedo, o cirurgião que o operou, Tomasz Stefaniak, disse que sua condição era "muito séria".
"Adamowicz sofreu uma lesão grave no coração e outras lesões no diafragma e órgãos da cavidade abdominal", explicou ainda o médico.
Adamowicz, 53, era prefeito da cidade portuária de Gdansk desde 1998. Nas eleições regionais de 2018, ele obteve 65% dos votos.
O ataque ocorreu pouco antes das 20h de domingo (13; 17h em Brasília) diante de várias centenas de pessoas, em um pódio erguido para uma campanha de arrecadação de fundos a compra de equipamentos para hospitais.
O agressor foi rapidamente preso pelos agentes de segurança sem resistência.
Segundo um porta-voz da polícia de Gdansk, é um homem de 27 anos que vive nesta cidade báltica de cerca de meio milhão de habitantes.
Vários meios de comunicação locais informaram que o suspeito cumpriu uma sentença de cinco anos de prisão por quatro ataques armados contra bancos de Gdansk e que sua saúde mental teria sido seriamente afetada durante seu período na prisão.
Em um vídeo do ataque postado no YouTube, é possível ver homem invadindo o pódio, atacando o prefeito com uma faca grande e fazendo gestos triunfantes ao agitar a arma.
Depois, ele pega o microfone e afirma que foi injustamente levado para a cadeia pelo governo anterior de centro, do Plataforma Cívica (PO), que o teria "torturado" na prisão.
"É por isso que Adamowicz vai morrer", acrescenta ele.
O PO apoiou a reeleição de Adamowicz no município de 2018. A investigação aberta pela polícia se concentrará na identificação dos "meios" que permitiram ao agressor acessar o pódio. 
Notícias ao Minuto com informações da Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário