JURU VIVE EXPECTATIVA DE VOLTAR A CONSUMIR ÁGUA LIMPA DO AÇUDE GLÓRIA II
![]() |
Com mai de 15 milhões de metros cúbicos da sua capacidade total, Açude Timbaúba se transformou num pequeno lago de lama que ainda hoje abastece Juru |
Depois do pesadelo de consumir água imprópria durante muito tempo, moradores da cidade de Juru, no Sertão da Paraíba, sonham com a possibilidade de votar a beber água limpa após a transferência do abastecimento do Açude Timbaúba para o Glória II (Açude do Jorge).
De acordo com informações de servidores da Cagepa, a estrutura adutora para fornecimento do precioso líquido do reservatório Glória II já está totalmente adequada e deverá ser ligada ainda nesta terça-feira (29).

Para que isso ocorra, foram feitos inclusive os testes na tubulação para detectar possíveis vazamentos bem como a limpeza da mesma, assim como da caixa elevada construída em alvenaria para jogar água por gravidade para estação de tratamento, que se encontrava cheia de ossos de animais abatidos e outros resíduos ali jogados.
![]() |
Partículas de incrustação na tubulação da rede de distribuição d'água acumuladas durante a parada no abastecimento |
Aconselha-se, no entanto, evitar o consumo do primeiro líquido saído das torneiras, haja vista a falta de monitoramento na tubulação durante a parada no abastecimento. Com o passar do tempo, pois, quando a distribuição é reestabelecida, há a possibilidade de sair partículas de incrustação existente até os finais da rede, apesar das empresa de abastecimento ter por obrigação legal de fornecer água potável até o medidor das residências.
Contudo, não custa lembrar que é preciso que haja um monitoramento contínuo da qualidade da água que possa garantir sua potabilidade para o consumo humano e que não comprometa a saúde dos usuários.
Fotos da qualidade da água do Açude Timbaúba, que atualmente abastece a cidade de Juru:

Fotos da qualidade da água do Açude Timbaúba, que atualmente abastece a cidade de Juru:


Veja abaixo o estado da caixa elevada para jogar água por gravidade para estação de tratamento, inclusive com ossadas de animais abatidos dentro:




Nenhum comentário:
Postar um comentário