segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Água limpa para os moradores de Juru

JURU VIVE EXPECTATIVA DE VOLTAR A CONSUMIR ÁGUA LIMPA DO AÇUDE GLÓRIA II 

A imagem pode conter: montanha, céu, atividades ao ar livre, natureza e água
Com mai de 15 milhões de metros cúbicos da sua capacidade total, Açude Timbaúba se transformou num pequeno lago de lama que ainda hoje abastece Juru
Depois do pesadelo de consumir água imprópria durante muito tempo, moradores da cidade de Juru, no Sertão da Paraíba, sonham com a possibilidade de votar a beber água limpa após a transferência do abastecimento do Açude Timbaúba para o Glória II (Açude do Jorge).
De acordo com informações de servidores da Cagepa, a estrutura adutora para fornecimento do precioso líquido do reservatório Glória II já está totalmente adequada e deverá ser ligada ainda nesta terça-feira (29). 
A imagem pode conter: céu, nuvem e atividades ao ar livre
Para que isso ocorra, foram feitos inclusive os testes na tubulação para detectar possíveis vazamentos bem como a limpeza da mesma, assim como da caixa elevada construída em alvenaria para jogar água por gravidade para estação de tratamento, que se encontrava cheia de ossos de animais abatidos e outros resíduos ali jogados. 
Nenhuma descrição de foto disponível.
Partículas de incrustação na tubulação da rede de distribuição d'água acumuladas durante a parada no abastecimento  
Aconselha-se, no entanto, evitar o consumo do primeiro líquido saído das torneiras, haja vista a falta de monitoramento na tubulação durante a parada no abastecimento. Com o passar do tempo, pois, quando a distribuição é reestabelecida, há a possibilidade de sair partículas de incrustação existente até os finais da rede, apesar das empresa de abastecimento ter por obrigação legal de fornecer água potável até o medidor das residências. 
Contudo, não custa lembrar que é preciso que haja um monitoramento contínuo da qualidade da água que possa garantir sua potabilidade para o consumo humano e que não comprometa a saúde dos usuários.
Fotos da qualidade da água do Açude Timbaúba, que atualmente abastece a cidade de Juru:
Nenhuma descrição de foto disponível.A imagem pode conter: bebida
Veja abaixo o estado da caixa elevada para jogar água por gravidade para estação de tratamento, inclusive com ossadas de animais abatidos dentro:
A imagem pode conter: árvore, planta, atividades ao ar livre e natureza
A imagem pode conter: árvore, planta, atividades ao ar livre e natureza
A imagem pode conter: planta e atividades ao ar livre
Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário