quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Operação Hidra: 19 integrantes do crime organizado são presos na Paraíba

Polícia cumpre 33 mandatos na Paraíba e prende 19 pessoas na Grande João Pessoa


presos operacao hidra - OPERAÇÃO HIDRA: Polícia cumpre 33 mandatos na PB e prende 19 pessoas na Grande João Pessoa
Pelo menos 19 pessoas foram presas até as 10h30 desta terça-feira (4) na Região Metropolitana de João Pessoa em uma megaoperação contra integrantes de facções criminosas em 15 unidades da federação. Batizada de Operação Hidra, na Paraíba a ação foi deflagrada pela Polícia Civil, pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e pela Secretaria de Administração Penitenciária do estado.
Os detalhes da Operação Hidra foram explicados durante uma coletiva de imprensa, realizada às 10h (horário local) na Central de Polícia Civil de João Pessoa. Conforme a Polícia Civil, a operação começou na noite da segunda-feira (3).
Ainda conforme a polícia, 11 pessoas foram presas da segunda até esta terça e oito pessoas que já estavam em presídios também foram alvos de mandados de prisão. Elas já estavam detidas por outros crimes mas estariam atuando com o grupo investigado na Operação Hidra a partir dos presídios. Foram quatro pessoas do PB1, duas do presídio Sílvio Porto e duas do presídio padrão de Santa Rita.
Das 14 pessoas que ainda não foram presas, cinco estão foragidas da Justiça desde a fuga em massa do presídio PB1 em setembro. Outras nove pessoas são procuradas e podem ser presas a qualquer momento. Os investigados vão ser indiciados por tráfico de drogas, associação para o tráfico, homicídio e porte ilegal de armas.
“Nós aqui não estamos tratando de grupo criminoso de quadrilha ou bando. Estamos falando de facções criminosas. A operação de hoje faz parte de uma estratégia nacional de combate a estas facções”, explica o promotor de Justiça Manoel Cacimiro.
Conforme o delegado Braz Morroni, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) de João Pessoa, o grupo investigado atua com o tráfico de drogas. Os chefes da facção já estavam todos detidos e os presos nesta terça agiam como gerentes do tráfico nos bairros de São José, Valentina Figueiredo, Cruz das Armas, Paratibe e em uma comunidade no bairro da Torre.
operacao hidra 2 - OPERAÇÃO HIDRA: Polícia cumpre 33 mandatos na PB e prende 19 pessoas na Grande João Pessoa
De acordo com o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNOC), foram emitidos 33 mandados de prisão e três de busca e apreensão. Em todo o país, a operação visa cumprir 266 mandados de prisão e 203 de busca e apreensão, nos estados do Acre, Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e no Distrito Federal.
“O Estado tem que recuperar o poder simbólico e mostrar que nenhuma facção, nenhum criminoso, nem mesmo de colarinho branco, é maior que o Estado. Vamos continuar com essas forças-tarefas, essas ações conjuntas voltadas para o combate à criminalidade”, comentou o coordenador do Gaeco na Paraíba Octávio Paulo Neto.
Os alvos são integrantes das facções criminosas: Primeiro Comando da Capital (PCC), de origem paulista, das cariocas Comando Vermelho (CV), Terceiro Comando Puro (TCP) e Amigo dos Amigos (ADA), da capixaba Primeiro Comando de Vitória (PCV) e da paraibana Okaida RB, uma dissidência da Okaida.
Fonte: G1 PB - Publicado por: Érika Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário