terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Lava Jato quer limitar acesso de Haddad a Lula

Ministério Público Federal quer limitar acesso de Fernando Haddad ao ex-presidente Lula


Foto: autor desconhecido
O Ministério Púbico Federal quer limitar que Fernando Haddad tenha acesso ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é mantido como preso político em Curitiba. Na manifestação do MPF, o procurador regional Januário Paludo, que atua na força-tarefa da Operação Lava Jato, destaca que Haddad – que disputou a eleição presidencial de outubro pelo PT, somente deverá visitar Lula na sede da Polícia Federal em Curitiba como amigo e não mais como advogado. Com a restrição, Haddad só poderia se encontrar com o ex-presidente às quintas-feiras e com período de tempo delimitado.
Haddad foi incluído como advogado de defesa do ex-presidente em julho. Na época, Lula, que ainda estava colocado como pré-candidato, pediu que Haddad fosse instituído como um de seus advogados de defesa “com plenos e gerais poderes”, embora já fosse citado como uma alternativa caso Lula fosse impedido de disputar o pleito pela Justiça Eleitoral. Em manifestação enviada à juíza Carolina Lebbos, a defesa observou que Haddad deve permanecer atuando junto aos advogados que defendem o ex-presidente.
“A despeito do encerramento do processo eleitoral, há pendências jurídicas relativas ao sufrágio em trâmite perante instâncias nacionais e internacionais que também serão acompanhadas por Fernando Haddad na condição de advogado”, justificou a defesa. Para Paludo, contudo, a procuração que incluiu Haddad como defensor pede que “sejam tomadas todas as medidas administrativas e judiciais com o objetivo de assegurar os direitos do outorgante [Lula] na condição de pré-candidato a presidente da República”. Ainda segundo ele, “tal situação deixou de existir com a impugnação da candidatura do apenado [Lula], razão pela qual perdeu o objeto da procuração outorgada, devendo Fernando Haddad limitar-se às visitas sociais”.
Ainda conforme a manifestação do procurador, o MPF entende que a possibilidade de Lula conceder entrevistas deve ser negada sob a alegação de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux já havia tomado uma decisão sobre o assunto na qual determinou que o ex-presidente “se abstenha de realizar entrevista ou declaração a qualquer meio de comunicação, seja pela imprensa ou outro veículo destinado à transmissão de informação para o público em geral”.
Por Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário