domingo, 4 de novembro de 2018

Vai começar tudo de novo

Coreia do Norte ameaça retomar programa nuclear caso EUA não removam sanções

Kwon Jong-gun, diretor do Instituto para os Estudos Americanos, acusou Washington de não oferecer contrapartidas às medidas de abertura implantadas por Kim Jong-un.


A Coreia do Norte diz ter desmantelado por completo o centro de testes nucleares de Punggye-ri (Foto: Reprodução)
A Coreia do Norte ameaçou neste sábado (3) retomar seu programa de armas nucleares caso os Estados Unidos não removam as sanções econômicas impostas ao país.
Em um comunicado, Kwon Jong-gun, diretor do Instituto para os Estudos Americanos, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores de Pyongyang, acusou Washington de não oferecer contrapartidas às medidas de abertura implantadas por Kim Jong-un.
A Coreia do Norte diz ter desmantelado por completo o centro de testes nucleares de Punggye-ri, mas um relatório publicado pelas Nações Unidas (ONU) em setembro aponta que o país continua desenvolvendo armas nucleares.
"Se os Estados Unidos mantiverem seu comportamento arrogante, a palavra 'byungjin' [desenvolvimento paralelo do setor nuclear e da economia] pode reaparecer", declarou Kwon. "Os Estados Unidos pensam que a política de sanções e pressões leva à desnuclearização, mas só podemos rir perante uma ideia tão insensata. A melhoria das relações e as sanções são incompatíveis", acrescentou.
A ameaça chega às vésperas de uma reunião em Nova York entre o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, com representantes de Pyongyang. Além da derrubada das sanções, a Coreia do Norte busca a declaração de fim de guerra com os EUA, o que a legitimaria plenamente na comunidade internacional.
Washington, por sua vez, avalia que o regime de Kim Jong-un não tomou ainda medidas consistentes para desmantelar seu programa nuclear de modo "completo, verificável e irreversível".
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário