quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Nos últimos anos, prisões atingiram cúpula do poder no Rio

VERGONHA: Últimos quatro governadores do Rio de Janeiro foram presos

Sérgio Cabral está preso em Bangu 8 e suas penas somam mais de 170 anos de prisão. Os ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha Matheus foram presos por crimes eleitorais.


Resultado de imagem para Últimos quatro governadores do Rio de Janeiro foram presos
Com a prisão de Luiz Fernando Pezão nesta quarta-feira (29), quatro dos cinco governadores eleitos de 1998 e 2018 no Rio de Janeiro foram ou estão presos. Pezão foi detido na manhã desta quinta-feira (29). Sérgio Cabral, Anthony Garotinho e Rosinha Matheus foram presos quando já não eram mais governadores do RJ. A exceção é Wilson Witzel, que toma posse em 1º de janeiro de 2019.
Nos últimos anos, as prisões atingiram a cúpula do poder no Rio de Janeiro. Foram presos todos os presidentes da Assembleia Legislativa de 1995 a 2017, dez dos 70 deputados estaduais, cinco dos seis conselheiros do Tribunal de Contas do Estado e o Procurador-Geral do Ministério Público Estadual.
Veja a lista de prisões nos últimos anos no Rio de Janeiro:
– 4 governadores eleitos: Anthony Garotinho, Rosinha Matheus, Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão;
– todos os presidentes da Assembleia Legislativa: Sérgio Cabral, Jorge Picciani e Paulo Melo;
– 10 dos 70 deputados estaduais: Jorge Picciani, Paulo Melo, Edson Albertassi, Coronel Jairo, Luiz Martins, Chiquinho da Mangueira, André Corrêa, Marcelo Simão, Marcos Abrahão e Marcus Vinícius Neskau;
– 5 dos 6 conselheiros do Tribunal de Contas do Estado: Aloysio Guedes, Domingos Brazão, Marco Antônio de Alencar, José Gomes Graciosa e José Maurício Nolasco;
– procurador-geral do MP do RJ: Cláudio Lopes.
Prisão de ex-governadores
Sérgio Cabral foi preso em novembro de 2016, suspeito de receber propina para a concessão de obras públicas. Cabral segue preso e está na penitenciária de Bangu 8. O ex-governador é condenado na Lava Jato e réu em diversos processos. As condenações de Cabral somam 170 anos e 8 meses de prisão. (Veja aqui todos os processos contra Cabral).
Cabral é levado para isolamento após vistoria do MP na cadeia — Foto: Reprodução/TV Globo
Cabral é levado para isolamento após vistoria do MP na cadeia — Foto: Reprodução/TV Globo
Anthony Garotinho e Rosinha Matheus foram presos em novembro de 2017 por crimes eleitorais. Eles negam a prática do crime.
Garotinho foi preso 3 vezes no período de um ano. A primeira, em 16 de novembro de 2016, na Operação Chequinho, que investiga um esquema de compra de votos envolvendo o programa social Cheque Cidadão na eleição municipal daquele ano.
Garotinho preso pela PF no Rio em setembro de 2017 — Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo
Garotinho preso pela PF no Rio em setembro de 2017 — Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo
A segunda prisão de Garotinho foi em setembro de 2017, quando foi condenado por fraude eleitoral. Na ocasião, o ex-governador cumpriu prisão domiciliar com o uso de tornozeleira eletrônica. A terceira prisão foi em novembro de 2017, junto com sua mulher, a também ex-governadora Rosinha Matheus.
Garotinho chegou a lançar sua candidatura ao governo do Rio de Janeiro nas eleições de 2018, mas o TSE barrou a candidatura. Candidato pelo PRP, Garotinho foi barrado com base na Lei da Ficha Limpa.
Rosinha Garotinho ao deixar o presídio de Benfica em novembro de 2017 — Foto: Jose Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo
Rosinha Garotinho ao deixar o presídio de Benfica em novembro de 2017 — Foto: Jose Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo
Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário