domingo, 18 de novembro de 2018

Hospital dedicado a elefantes

Índia inaugurou na semana passada primeiro hospital projetado para tratar de elefantes  


Foto: REUTERS/Anushree Fadnavis
No primeiro hospital para elefantes da Índia, inaugurado na semana passada no estado de Uttar Pradesh, no norte do país, Asha, de 49 anos, colocou a pata esquerda em um banquinho para um veterinário verificar uma lesão enquanto os visitantes filmavam com seus celulares.
As instalações, que possem o raio-x digital sem fio, imagens térmicas, ultrassonografia, dispositivos de tranquilização e ares de quarentena, não servem apenas como descanso para os elefantes, mas também atraem turistas locais e estrangeiros.
Os elefantes são uma parte importante da cultura da Índia e são exibidos com destaque em festivais e procissões no sul do país. Eles também são usados como atrações turísticas em vários fortes e palácios nas regiões norte e oeste.
O hospital, inaugurado na sexta-feira (16) na cidade sagrada hindu de Mathura, está espalhado por mais de mil metros quadrados e é projetado para tratar elefantes feridos, doentes ou geriátricos.
“Acredito que, ao construir um hospital, estamos enfatizando o fato de que os elefantes precisam de medidas de bem-estar, como qualquer outro animal”, disse à Reuters TV Geeta Seshamani, co-fundador da Wildlife SOS, organização sem fins lucrativos do hospital.
“Os elefantes em cativeiro não devem ser usados e abusados, em vez disso precisam receber o respeito que um animal precisa se você for usar o animal.”
Maus-tratos
Embora os elefantes sejam reverenciados como símbolo cultural e religioso na Índia, eles também são maltratados por seus cuidadores não-escolarizados e muitas vezes são vítimas de eletrocussão, caça furtiva, acidentes de trem e envenenamento, dizem ativistas dos direitos dos animais.
A população de elefantes da Índia caiu para 27.312 em 2017, de cerca 30.711 em 2012, segundo dados do governo.
Centenas de elefantes em toda a Índia, que respondem por mais da metade da população de elefantes da Ásia, são mantidos em cativeiro e ganchos metálicos afiados são freqüentemente usados para beliscar e provocá-los em subordinação.
O hospital, nas margens do rio Yamuna, fica perto de um centro de conservação e cuidados com elefantes administrado pela Wildlife SOS, que abriga 22 elefantes.
Elizabeth Ritson, uma turista da Austrália, disse que estava feliz por haver agora um hospital dedicado a elefantes na Índia.
“Olhe para eles, eles são muito mais felizes e quando você vê o abuso que eles passaram, as algemas horríveis que foram colocadas em seus pés e vê-los todos curados, é realmente muito bom”, disse ela.
Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário