terça-feira, 9 de outubro de 2018

Ranking dos políticos vitoriosos na Paraíba

Polêmica Paraíba lista os maiores vencedores do processo eleitoral no estado




WhatsApp Image 2018 10 09 at 2.03.04 PM - RANKING DOS VITORIOSOS: Polêmica Paraíba lista os maiores vencedores do processo eleitoral na Paraíba
Os resultados do primeiro turno das eleições da Paraíba, além de nos dizer os nomes mais sufragados nas urnas pelos paraibanos, também permitem perceber aqueles que saíram maiores desse processo eleitoral apontado como imprevisível e sem precedentes na história política da Paraíba e do Brasil.
Com base no contexto político vivido pelos personagens envolvidos nas eleições estaduais, a reportagem do Polêmica Paraíba propôs um ranking com aqueles que seriam os dez maiores vencedores das eleições paraibanas, levando em consideração não somente o resultado das urnas, mas também o que esse resultado significou para os atores políticos locais.
Primeiro lugar
O agrupamento do governador Ricardo Coutinho é, incontestavelmente, o maior vitorioso dessa campanha eleitoral.  O grupo, representado pela candidatura de João Azevedo, saiu de um cenário de descrédito no início do ano, para um resultado estrondoso nas urnas. O candidato governista não só venceu a eleição, mas obteve uma vitória acachapante sobre a oposição e caciques da política, como Zé Maranhão, Cássio Cunha Lima e os irmãos Luciano e Lucélio Cartaxo. Na Assembleia Legislativa da Paraíba, o partido garantiu 8 importantes assentos. A estratégia de Ricardo Coutinho, de não se candidatar ao Senado, mostrou-se o caminho mais correto para a manutenção e ampliação do projeto socialista na Paraíba.
Segundo lugar
A família Ribeiro acertou em cheio ao decidir lançar a candidatura de Daniella para o Senado, sendo o segundo grupo mais beneficiado nessa eleição. Daniella, que já tinha praticamente certa uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba, decidiu de última hora alçar um voo maior. Bastante desacreditada pelas pesquisas, a parlamentar conseguiu se eleger para o Senado. De quebra, o deputado Aguinaldo Ribeiro foi o segundo candidato mais votado para a Câmara Federal. Os bons resultados eleitorais da família mostram a capilaridade eleitoral do sobrenome ‘Ribeiro’ em todas as regiões do estado.
Terceiro lugar
Veneziano Vital do Rego deu o tom de sua vitória, há poucos dias, em uma entrevista à Rádio Arapuan: ‘Eu soltei um grito que estava preso na garganta’. De fato, ele tem razão. O ex-cabeludo vem de um cenário difícil, após a derrota eleitoral para Romero Rodrigues em Campina Grande, no ano de 2016. Ele também teve os planos ‘atrapalhados’ pelos interesses do seu ex-partido, o MDB, que se esfacelou diante de estratégias erradas. Veneziano fez o certo ao se abrigar no jardim girassol, tornando-se o candidato de Ricardo para o Senado. Foi eleito em primeiro lugar e derrotou, juntamente com Ricardo, Cássio Cunha Lima, seu maior rival político.
Quarto Lugar
Após a frustração de não assumir o Governo do Estado com a decisão de Ricardo Coutinho de permanecer no cargo e abdicar da candidatura ao Senado, a família Feliciano ameaçou lançar Lígia como candidata ao Governo do Estado. Na época, foi noticiado que o deputado Damião Feliciano perdia apoios em suas bases eleitorais e corria o risco de não ser reeleito para a Câmara. O recuo veio na hora certa. Ao se reconciliar com o governador, Lígia conseguiu novamente a reeleição no cargo de vice-governadora e Damião conseguiu garantir mais quatro anos em Brasília.
Quinto Lugar
João Henrique, reeleito para a ALPB, e sua esposa Edna Henrique, eleita para a Câmara Federal, também garantiram uma vitória maiúscula na Paraíba. No começo do ano, eles perderam o apoio da ex-aliada e atual prefeita de Monteiro, Anna Lorena, e estavam ‘desacreditados’ em seus projetos políticos. A campanha começou e, no entanto, o casal superou todos as expectativas e demonstraram força ao vencer juntos a eleição.
Sexto lugar
Conhecido como ‘o articulador’ do presidenciável Jair Bolsonaro na Paraíba, Julian Lemos conseguiu se eleger para a Câmara Federal. Apesar da campanha tímida e com menos recursos que demais concorrentes, Lemos ganhou a simpatia dos eleitores de Bolsonaro e recebeu mais de 70 mil votos.
Sétimo lugar
O deputado estadual Frei Anastácio logrou êxito em sua difícil missão de obter o espólio político de Luiz Couto, que foi disputar uma vaga no Senado, e se elegeu para a Câmara Federal. Foi uma vitória grandiosa para ele e para o Partido dos Trabalhadores, que manteve uma vaga paraibana em Brasília.
Oitavo lugar
Depois de sofrer uma derrota em primeiro turno para o prefeito da capital, Luciano Cartaxo, a ex-secretária de Estado, Cida Ramos, teve em 2018 uma campanha forte e agregadora, consagrando-se a deputada mais votada da eleição. Superou todas as expectativas e todos os concorrentes de fora e de dentro do partido.
Nono lugar
Em 2014, Hervázio Bezerra ficou na suplência pela disputa à Assembleia Legislativa da Paraíba. Dessa vez, ele conseguiu êxito na votação, graças a sua projeção enquanto líder do governo na casa de Epitácio Pessoa. Dessa vez, ele já entra como deputado eleito no início da próxima legislatura. Uma grande conquista.
Décimo lugar
Outro nome que se destacou em 2018 foi o delegado Wallber Virgolino. Ele enfrentou duros embates com o governo estadual, e ganhou muita projeção política. Na eleição, surfou na onda Bolsonaro e chega à Assembleia Legislativa com uma votação de quase 50 mil votos.
Fonte: Polêmica Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário