quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Pesquisas, ‘Girassoca’ e 1º turno

MESMO CIENTES QUE A PARAÍBA É UM ESTADO RACHADO, GOVERNISTAS JÁ FALAM EM VITÓRIA NO PRIMEIRO TURNO

Por Heron Cid
Concentração da tradicional Girassoca: pela primeira vez, socialistas chegam a uma eleição com pesquisas e projeção de vitória
Os mais otimistas chegam a falar na estratosférica marca das 150 mil pessoas. Mais ou menos, e independente do número exato da plateia, que deve ser bem menor do que o estipulado, a tradicional Girassoca – promovida ontem pelo PSB  em João Pessoa – foi uma demonstração de força da candidatura de João Azevedo ao Governo, pelo volume e tamanho do engajamento.
O evento já é uma marca das campanhas socialistas em João Pessoa. Ele serve de combustível para a chamada ‘militância girassol’ na reta final de campanha.
A edição 2018, porém, teve significado especial e diferenciado.
Pela primeira vez, aliados e militantes foram às ruas de João Pessoa na quarta-feira que antecede às eleições com pesquisas favoráveis debaixo do braço e larga margem de distância dos concorrentes, Lucélio Cartaxo (PV) e José Maranhão (MDB).
Nas anteriores, pelo histórico, os dados eram contrários.
Em 2014, Ricardo chegou à reta final de sua reeleição com poucas perspectivas de vitória frente a Cássio Cunha Lima (PSDB).
Em 2010, no confronto com José Maranhão, idem. Mesmo assim, o entusiasmo não arrefeceu e as urnas mostraram outro resultado.
Na ‘Girassoca’ dessa vez, tudo conspira pró-João: pesquisas com dianteira governista e oposição dividida entre dois candidatos.
Esse ambiente político e as imagens de multidão empolgam a coordenação de campanha e lideranças ao ponto de o Jardim Girassol já falar, sem cerimônia em conversas e nas redes sociais, em vitória no primeiro turno, mesmo cientes que historicamente a Paraíba é um estado rachado, sobretudo nos municípios do Interior.
Pela primeira vez, os socialistas paraibanos vão torcer para que as pesquisas estejam certas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário