sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Forte terremoto atinge a Grécia

Grécia é atingida por forte terremoto no Mar Jônico na noite desta quinta-feira


(iStock/Getty Images)
Um forte terremoto atingiu a Grécia na noite desta quinta-feira (25), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Não há relatos de vítimas nem de danos estruturais até o momento. O tremor de magnitude de 6,4 graus na Escala Richter teve seu epicentro no Mar Jônico, a cerca de 133 quilômetros de Patras, no Peloponeso.
O fato de ter ocorrido a apenas 16,5 quilômetros do fundo do mar, profundidade considerada rasa, amplificou os tremores, que foram percebidos também na Itália. O território da Grécia atravessa duas placas tectônicas e, geralmente, é atingido por terremotos.
O terremoto foi seguido por cinco réplicas de magnitude entre 4,7 e 5,2. O prefeito de Zaquintos, Pavlos Kolokotsas, afirmou aos veículos de imprensa que a situação está sob controle, que não há feridos, mas sim uma série de danos, causados principalmente pelos deslizamentos de terra.
Kolokotsas afirmou que, como medida de precaução, hoje permanecerão fechadas todas as escolas e creches da ilha, assim como os serviços públicos.
Os principais danos foram registrados nas cidades de Laganas e Agios Sostis, localizadas perto do epicentro. O terremoto causou cortes de energia elétrica, mas o fornecimento já foi restabelecido em toda a ilha.
Segundo a USGS, um terremoto de 6,4 graus é listado entre os  “fortes” e com potencial de causar “danos moderados”. Em seus cálculos, a agência estima que 19,3 milhões de pessoas sentiram o sismo e que, entre elas, 54.000 o perceberam fortes tremores. A USGS alertou que a população deveria ser alertada sobre o possível surgimento de um pequeno tsunami, que não foi registrado.
“Em geral, a população dessa região vive em construções que mesclam a resistência e vulnerabilidade a terremotos”, informou a USGS. “Algum dano é possível, e o impacto deve ser relativamente localizado”, completou.
Ao jornal britânico Express, uma testemunhou comentou que, depois de três leves tremores durante a noite, um muito mais forte moveu vários objetos no quarto em que estava dormindo.
No porto de Zaquintos, a capital desta pequena ilha de 40.000 habitantes, houve um deslocamento da doca, mas que não causou danos às embarcações. No entanto, todos os barcos tiveram que ser retirados do local.
As autoridades pediram para que os moradores não entrem em casas antigas ou edifícios com risco de desabamento.
Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário