domingo, 14 de outubro de 2018

Ciúme doentio

Ciúme sem limite levou mulher a agredir mesária no último domingo e foi presa


ciumes - Ciúme sem limite levou mulher a agredir mesária 
No domingo passado, numa sessão eleitoral, na cidade de Arapongas (PR), uma mulher agrediu a mesária e foi presa. O motivo? A vítima pegou na mão do marido da ciumenta para registrar a biometria e foi agredida com socos no rosto e no corpo. Agora, a agressora responde por lesão corporal.
Muitos reeditam a mesma forma primária de vínculo com a mãe, fazendo com que o antigo medo infantil de ser abandonado reaparece.  Se o amor é a solução de todos os problemas e se o convívio amoroso é a única forma de atenuar o desamparo, a pessoa amada se torna imprescindível. Não se pode correr o risco de perdê-la. O controle, a possessividade e o ciúme passam, então, a fazer parte do amor.
Nesses casos, o desejo de uma vida livre fica em segundo plano, sufocado pelas inseguranças pessoais que privilegiam esse mecanismo de controle. Como são poucos os que se sentem autônomos, observa-se uma busca generalizada de vínculos amorosos que permitam aprisionar o parceiro, mesmo que seja à custa da própria limitação.
Há alguns anos entrevistei várias pessoas sobre o ciúme. Selecionei uma das respostas, que me parece bem interessante.
“O ciúme é um produto da opacidade do outro. O outro é sempre opaco pra nós. Eu não tenho a menor ideia do que você está pensando de mim nesse momento, e vice-versa. Em suma: você não tem acesso à minha subjetividade, nem eu à sua. A relação entre dois seres é marcada pela ausência de garantia. Por maior que seja a prova de amor dada, ela pode não ser verdadeira. Essa possibilidade de falsear é que é a mola do ciúme. Ciúme é a contrapartida da ausência de garantia.” (Luiz Alfredo Garcia-Roza (escritor e professor de Filosofia)
Fonte: UOL - Publicado por: Amara Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário