segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Ranking Cidades Inteligentes

João Pessoa e Campina Grande figuram no ranking de cidades mais inteligentes



Entre 700 municípios do país, João Pessoa, capital da Paraíba, e Campina Grande, segunda cidade mais importante e polo de desenvolvimento no Nordeste, ocupam o quarto e o sexto lugares no quesito meio ambiente do Ranking Cidades Inteligentes. A Capital paraibana, cujo prefeito reeleito é Luciano Cartaxo, do PV,é a número um do Nordeste quando se avalia a coleta de resíduos, abastecimento d’agua, rede de esgotos e monitoramento de áreas de risco. As duas cidades paraibanas melhoraram substancialmente a qualidade de vida de seu povo. No ranking que leva em consideração 70 indicadores urbanos e sociais, Campina, que é dirigida pelo prefeito reeleito Romero Rodrigues, do PSDB, saltou do nonagésimo sétimo lugar para o quadragésimo terceiro, enquanto João Pessoa tornou-se a trigésima sexta mais “inteligente” do país.
Campina avançou 54 posições no ranking que ConnectedSmartCitise, que mede a eficiência das cidades em diversos setores de atuação do poder público e sua capacidade de resolver problemas de forma articulada e com soluções campinenses. Em 20017, Campina aparecia no nonagésimo sétimo lugar da lista e chegou ao quadragésimo terceiro posto em2018. Na Paraíba, a cidade ainda perde para João Pessoa, que foi apontada como a trigésima sexta mais inteligente do país. A capital paraibana cresceu 11 posições desde o ano passado. Ambos os municípios tiveram seu melhor desempenho no quesito Meio Ambiente. O ranking das cidades inteligentes foi divulgado na última terça-feira durante evento utilizado em São Paulo.
Curitiba, a capital do Paraná, aparece em primeiro lugar da lista geral, sendo apontada como a cidade mais inteligente do país entre 700 avaliadas. A análise considerou índices de 11 setores, como mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. Estes, por sua vez, englobam 70 indicadores urbanos e sociais. O superintendente da Autarquia Municipal de Limpeza UrbanaEmlur, de João Pessoa, LuciusFabiani, afirmou que diversas iniciativas, como o monitoramento online da coleta, têm contribuído com a melhoria do serviço prestado à população. “Conseguimos aumentar o nosso controle fiscalizando a coleta em tempo real; assim, podemos notificar as empresas de forma mais ágil, corrigindo o problema com uma resposta muito mais rápida, o que reduz atrasos”, acrescentou.Na Paraíba também está a terceira cidade mais inteligente do Brasil no quesito segurança. Trata-se de Cabedelo, cidade portuária, que ficou atrás apenas de Ipojuca (PE) e São Miguel dos Campos (Alagoas). O ranking leva em consideração o número de homicídios, mortes no trânsito, despesas com segurança e aparato da polícia, guarda civil e agentes de mobilidade.
Polêmica Paraíba com “Correio da Paraíba” - Publicado por Lenilson Guedes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário