domingo, 9 de setembro de 2018

Aniversário do Grupo Novo Caminho de AA, de Juru - PB.

GRUPO NOVO CAMINHO DE AA, DA CIDADE DE JURU, NO SERTÃO DA PARAÍBA, COMPLETA 16 ANOS DE CRIAÇÃO

Resultado de imagem para alcoolicos anonimos
O aniversário do Grupo Novo Caminho de AA, da cidade de Juru, no Sertão da Paraíba, aconteceu na noite deste sábado (08), com a presença de familiares, autoridades e convidados, que foram prestigiar as festividades alusivas aos 16 anos recuperando vidas na cidade.   
A solenidade foi realizada no Salão Paroquial, ao lado da Igreja Matriz de Santa Terezinha, e teve início a partir da 18h00 com a recepção aos convidados, seguida da reunião de informação ao público.
Início das atividades do AA no Brasil
O início das atividades de A.A. no Brasil aconteceu em julho de 1947, após chegar ao Rio de Janeiro, então Capital da República, o publicitário americano Herberth L. D. (Herb), com um contrato de três anos para trabalhar como diretor artístico de uma multinacional do ramo de publicidade. 
Alcoólico, Herb tinha ingressado num Grupo de A.A. em Chicago (EUA) em 1943. Antes de viajar para o Brasil esteve na Fundação do Alcoólico em Nova York, para se informar se poderia encontrar algum membro de A.A. por aqui. Deram-lhe o nome de Lynn Goodale, a quem Bob Valentine – um amigo de Bill W., teria abordado numa passagem pelo Rio em 1945 e alcançado a sobriedade. Não encontrando Lynn, comunicou à Fundação, pediu outros nomes e colocou-se à disposição para servir como contato no País.
Em julho de 1947, recebeu o endereço de outro AA, e alguns livretos e folhetos em español. Numa carta recebida em outubro, a Fundação “manifesta sua felicidade pelo início de um Grupo de A.A. no Brasil”. Não se sabe exatamente como este Grupo teria sido formado. Mas, uma ata de uma reunião do Grupo Rio de Janeiro celebrada em 29 de agosto de 1950, registra o seguinte texto:
“Data – aniversário” – “Na reunião de hoje deliberamos comemorar o 3º (terceiro) aniversário da fundação do Gr. “A.A. do Rio de Janeiro” no dia 5 (cinco) próximo. A referida data ficará, por tradição, como a data oficial da fundação do Grupo.
Rio de Janeiro, 29 de agosto de 1950. Fernando, secretário”.
Em função deste documento e de outros apresentados pela Área do Rio de Janeiro à Junaab, na reunião de serviço celebrada entre os dias 12 e 14 de setembro de 1986, em Baependi-MG, a Junta concluiu e decidiu que “a data de 5 de setembro de 1947, deve ser considerada como a data oficial do início das atividades de A.A. no Brasil”. (Fonte: página 9 do Boletim BOB Nº 41 – Nov./Dez. 1986).
A partir da cidade do Rio de Janeiro, Alcoólicos Anônimos foi se expandindo para outras cidades e atualmente está presente em todos os Estados da Federação. 
História de A.A.
Passei bom tempo perdido, 
Mergulhei no abismo,
Sustentando o fanatismo, 
Pela cachaça atraído,
Por demais descomedido, 
Nos vícios descomunais,
Porém, Deus mandou-me o AA,
Graças a sua mercê, 
Me sinto feliz, porque,
Já bebi, não bebo mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário