sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Tráfico de migramtes

Polícia espanhola desmantela rede de traficantes que trazia africanos para serem mendigos na França


Os imigrantes foram trazidos de países africanos e são explorados como mendigos na França - (Foto: Reuters/Juan Medina)
A polícia espanhola desmantelou uma rede de tráfico de migrantes que trazia africanos para atuarem como mendigos na França. Sete pessoas suspeitas de trazer ilegalmente cerca de 300 migrantes foram presas na Espanha, país utilizado como local de passagem. Uma vez na França, os migrantes foram vendidos a outras redes que os forçaram a pedir dinheiro nas ruas.
Para Sylvie O’Dy , presidente do Comitê Francês contra a escravidão moderna, trata-se de um esquema jamais visto. “Nós sabemos que isso existe. Que tem pessoas que são deixadas nas calçadas de manhã e retiradas à noite e que se não tiverem recolhido dinheiro suficiente sofrem maus tratos. Nós sabemos da existência dessa forma contemporânea de escravidão, mas nunca imaginamos que ela fosse tão ampla”, declarou ela à RFI. Segundo O’Dy esses esquemas geralmente envolvem “uma, duas ou três pessoas, mas 350 é algo completamente inédito”.
Ela destaca ainda que ainda há muito trabalho de investigação pela frente. “Agora tem um trabalho para encontrar quem explora essas pessoas e também as vítimas. É preciso acompanhá-las, dar cuidados médicos e psicológicos, dar comida e um lugar para dormir protegido para que encontrem seus direitos e sua dignidade”, ressaltou. 
A ação policial 
A apreensão foi realizada pela polícia espanhola em conjunto com a agência europeia de luta contra a criminalidade, a Europol, depois de mais de seis meses de investigação. Os 300 migrantes trazidos ilegalmente para a França eram da Guiné, da Costa do Marfim, do Mali e do Senegal, todos países francófonos.
Tudo começou em janeiro passado, quando dois suspeitos foram presos na estação de ônibus de San Sebastian, na Espanha, perto da fronteira francesa. Eles aguardavam a chegada dos migrantes, que haviam chegado até a Espanha de barco.
Eles foram então levados para a França usando documentos de identidade falsos ou se passando por outros estrangeiros. Os imigrantes ficaram amontoados em um apartamento antes de serem enviados para a França de ônibus, trem ou com a ajuda de um motorista de táxi.
RFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário