terça-feira, 17 de julho de 2018

Com destaque para Juru com nenhum homicídio, região de Princesa Isabel registra seis meses sem assassinatos

NENHUM HOMICÍDIO FOI REGISTRADO EM JURU DESDE NOVEMBRO DE 2014, APONTA RELATÓRIO DA SECRETARIA DA SEGURANÇA E DA DEFESA SOCIAL
Demais municípios da região de Princesa Isabel zeram registro de homicídios no primeiro semestre de 2018

A imagem pode conter: área interna
Vista panorâmica do centro da cidade de Juru - PB durante as festividades juninas de 2018 - Foto: Drone do empresário Marquinho Alves
Compreendida por Imaculada, Juru, Água Branca, Tavares, Princesa Isabel, São José de Princesa e Manaíra, municípios que fazem divisa em toda a sua extensão com o estado de Pernambuco, a 16 Área Integrada de Segurança Pública (AISP) alcançou a redução máxima possível na contagem de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) por semestre, diminuindo em 100% o registro de homicídios em toda a região, índice alcançado pela primeira vez desde o início, em 2011, do Programa Paraíba Unida pela Paz.
A redução em números do semestre, em relação ao mesmo período do ano anterior, totaliza oito homicídios,  acontecidos na sua maioria na zona rural, área extensa e sensível em virtude da quantidade de distritos e povoados, de acordo com o Relatório Semestral produzido pelo Núcleo de Análise Criminal e Estatística (NACE), da Secretaria da Segurança e da Defesa Social.
Ainda segundo o NACE, a área de Princesa Isabel historicamente sempre teve uma taxa de homicídios inferior às demais áreas do Estado: em 2010 era de 19,8 por 100 mil habitantes, em 2011 no primeiro ano do programa do Paraíba Unida pela Paz caiu para 14,8 e chegou em 2015 a 9,5, sendo a única região no Estado a atingir o nível de homicídios recomendado pela ONU, que é de até 10 homicídios por grupo de 100 mil habitantes. Em 2018, ainda que ocorram oito CVLI no segundo semestre, a taxa seria de 9,4, mais uma vez no nível da ONU. Destaca-se nesta área o município de Juru, que não registra nenhum homicídio desde novembro de 2014.
O programa visa acompanhar os índices de criminalidade, principalmente os crimes contra a vida e contra o patrimônio, e que premia os policiais das regiões que atingem a metade redução em 10% fazendo referência ao mesmo período do ano anterior.
A integração na área contou com a participação de vários órgãos nas suas respectivas esferas, cumprindo sua missão, visando o denominador comum de pacificar a região, sendo principais a Polícia Militar (Major Rômulo), Polícia Civil (delegado Cristiano Jacques), Ministério Público (Dr. Aristóteles e Drª. Socorro) e Judiciário (Dr. Pedro Davi e Drª. Maria Eduarda).
O trabalho buscou mapear a área e atuar em toda sua extensão, porém, dando uma ênfase nas localidades onde os números fugiram dos padrões dos anos anteriores, acompanhando mais de perto vítimas e acusados dos casos de tentativas de homicídios, bem como, intensificando rondas, abordagens e cumprimento de busca e apreensão a indivíduos conhecidamente suspeitos de práticas de crimes contra o patrimônio.
Além da área de Princesa Isabel, outras oito, das 22 Áreas Integradas de Segurança Pública existentes no Estado, de acordo com divisão territorial estabelecida pela Lei Complementar 111/2012 (Compatibilização de Áreas), registraram queda nas ocorrências de homicídios na Paraíba.
Nenhum texto alternativo automático disponível.
Estatísticas comparativas de 2017/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário