HOJE CELEBRA-SE O DOMINGO DE PÁSCOA, O DIA MAIS IMPORTANTE DO CATOLICISMO
A celebração da Páscoa resume o mais importante mistério da Fé: a esperança da Ressurreição.
Jesus Cristo ressuscitou ao 3º dia, deixando-nos para sempre o seu maior ensinamento: tudo na vida renasce para aqueles que ACREDITAM.
O Domingo de Páscoa é o dia da Ressurreição de Jesus, e representa a comemoração mais importante do Catolicismo, que celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus. Este é o último dia do Tríduo Pascal e o último dia da Semana Santa. Ao terceiro dia, Jesus levantou-se da sua sepultura, vencendo a morte e trazendo aos fiéis o tão aguardado milagre.
Depois da morte, da terra renasce a vida: Maria Madalena foi ao sepulcro onde Jesus se encontrava e viu que a pedra que o fechava fora retirada. O sepulcro tornou-se um lugar de esperança, de vida e de fé.
A força do amor é aquilo que nos salva: Jesus ressuscitou no lugar onde as mulheres iam ungir o seu corpo, num profundo ato de amor. Quando João, o discípulo amado, chegou ao sepulcro, viu os sinais e acreditou na Ressurreição. É no amor que encontramos Jesus e que chegamos a Deus.

A palavra Páscoa deriva do hebraico e significa "passagem", e coincide com uma festividade pagã que celebrava a passagem do inverno para a Primavera. A Páscoa é a data mais importante da Igreja, ela traz a consigo a mensagem da ressurreição: assim como Jesus morreu para nos salvar e ressuscitou ao fim de 3 dias, também nós conseguiremos sempre reerguer-nos mesmo depois das mais duras batalhas na nossa vida, desde que acreditemos, com verdadeira fé, no poder de Deus. Na Páscoa celebra-se a passagem de Cristo da vida terrena para a vida eterna.
A Páscoa é, pois, uma época de esperança. Por essa razão, está associada aos ovos, que simbolizam o nascimento, e com os coelhos, que representam a fertilidade, por se reproduzirem muito facilmente. Os ovos são pintados de cores alegres para celebrar a alegria da vida, o renascimento da natureza e, na tradição cristã, a alegria da ressurreição de Cristo.
O Domingo de Páscoa é sempre celebrado na primeira Lua Cheia depois do equinócio de Primavera. O Domingo de Páscoa marca o fim do período de Quaresma, em que os fiéis se abstêm de comer carne. É tradição comer um cordeiro, porque segundo a Bíblia Moisés anunciou que Deus lançaria 10 pragas sobre o Egipto, mas pouparia as casas dos fiéis que seguissem as suas instruções: deveriam sacrificar um cordeiro, cujo sangue devia ser passado pelas ombreiras das portas de sua casa, para assinalar que seguiam a lei de Deus, que assim os pouparia.

www.mariahelena.pt/pages/domingo-de-pascoa

Nenhum comentário:
Postar um comentário