terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Novos membros da ONU

Seis países entram para o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas

Novos integrantes não permanentes são: Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Kuwait, Holanda, Peru e Polônia

Os seis países que deixaram o Conselho de Segurança em 31 de dezembro são Japão, Egito, Senegal, Ucrânia, Uruguai e Itália - (Foto: Reprodução/G1)

Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Kuwait, Holanda, Peru e Polônia ingressaram formalmente nesta terça-feira (2) ao Conselho de Segurança da ONU como "membros não permanentes", com o objetivo de "fazer a diferença", disse o presidente da entidade.
"A paz e a segurança são difíceis de conseguir", afirmou Kairat Umarov, embaixador do Cazaquistão, que em janeiro assumiu a presidência rotativa do Conselho. "Terão uma oportunidade real de fazer a diferença", acrescentou, durante cerimônia na sede da ONU.
Um depois do outro, os embaixadores dos seis novos integrantes - cinco homens e uma mulher - instalaram sua bandeira entre os outros nove membros do organismo.
O Conselho de Segurança tem 15 membros, cinco dos quais são permanentes e têm direito a veto na adoção de suas resoluções: Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido.
Entre os 15 embaixadores há 12 homens e três mulheres. À americana Nikki Haley e à polonesa Joanna Wronecka se somará a nova representante britânica, Karen Pierce, durante o mês de janeiro.
Os seis países que deixaram o Conselho de Segurança em 31 de dezembro são Japão, Egito, Senegal, Ucrânia, Uruguai e Itália.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário