terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Neve no deserto do Saara

Imagens mostram o Saara, na Argélia, um dos maiores desertos do mundo, coberto por neve

Fenômeno é consequência do frio extremo que atinge a Europa

Homem observa a neve no deserto do Saara - (Foto: Reprodução/Reuters)


O frio extremo que atinge parte do Hemisfério Norte do planeta neste início de ano não poupou nem um dos maiores desertos do mundo, na África. Imagens que se espalham pelas redes sociais mostram trechos do famoso Deserto do Saara cobertos de neve, na Argélia.
Moradores dos arredores de Ain Sefra — cidade apelidada de "portão do deserto" — se surpreenderam ao ver as tradicionais dunas vermelhas do Saara cobertas por uma espessa camada de gelo e neve.
Em alguns registros do fenômeno, a superfície branca divide espaço com a areia avermelhada. Outras imagens mostram trechos do deserto tomados pela cobertura branca. "De tirar o fôlego", escreveu uma usuária do Twitter.
É apenas a terceira vez em 37 anos, segundo a revista "Forbes", que a neve cai sobre Ain Sefra, localizada a quase mil metros de altitude e cercada pela Cordilheira do Atlas. O evento, registrado no domingo, acompanha condições extremas de temperatura pelo mundo. Enquanto o frio congelou as Cataratas do Niagara, no Canadá, os termômetros na Austrália registraram 46 graus Celsius, alcançando os níveis mais altos em décadas.
A neve no Saara foi causada pela alta pressão na Europa.O ar frio subiu e se deslocou até o Norte da África, onde fica o deserto. os argelinos viram a mesma cena em 1979, quando a neve durou menos de uma hora, e, também, no ano passado.
"Ficamos muito surpresos ao acordar e ver neve de novo. Ficou o domingo todo e começou a derreter por volta de 5h da tarde", explicou o fotógrafo amador Karim Bouchetata, que relatou o fenômeno no Facebook.
Com temperatura média de 37 graus Celsius em julho, Ain Sefra não estava preparada para receber a neve e nem tinha equipamentos para lidar com o gelo nas estradas, nos carros e nos ônibus, que ficaram parados nas ruas. Ao fim do dia, o termômetro marcou 5 graus Celsius, o que levou ao desmanche da paisagem branca.
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário