domingo, 7 de janeiro de 2018

Dia de Reis

06 DE JANEIRO: DATA EM QUE SE COMEMORA O DIA DOS REIS MAGOS

Oração de prosperidade e proteção e simpatias para o Dia de Reis - Foto: Reprodução/YouTube
Foto: Reprodução/YouTube
O Dia de Reis, também conhecido como Dia dos Reis Magos, é celebrado todos os anos em 6 de janeiro, principalmente pelos cristãos. De acordo com a lenda, teria sido nesta data que o Menino Jesus, recém-nascido, recebeu a visita de três reis magos, os quais lhe trouxeram presentes simbólicos.
Chamavam-se Belchior, Gaspar e Baltazar e levaram para Jesus, respectivamente, ouro, incenso e mirra. Esses presentes têm cada qual um significado: o ouro indica o reconhecimento de Jesus como rei, o incenso, o reconhecimento de que ele é um ser divino, enquanto a mirra representa as características humanas de Jesus.
Conforme narra a Bíblia, os três reis teriam encontrado Jesus Cristo graças a uma forte estrela que brilhava durante a noite, a estrela de Belém.
Tradições
No Brasil, as festividades para o Dia de Reis são bastante fortes em algumas regiões do país devido à influência da cultura portuguesa nessas localidades.
Em Portugal, come-se o Bolo Rei, o qual tradicionalmente traz um brinde e uma fava no seu interior. Quem apanha a fatia de bolo que tem a fava oferece o bolo no ano seguinte.
Na Espanha, as crianças deixam sapatos na janela com capim dentro. A ideia é que os camelos venham comer a erva. Agradecidos por alimentarem seus animais, os reis deixam doces para as crianças no lugar da grama.
Tradicionalmente, é no Dia de Reis que se encerram as celebrações do Natal. É por isso que nesse dia a árvore, o presépio e restantes de enfeites natalinos são guardados para o próximo ano.
Dia de Reis
Calendarr Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário