quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Decisão anunciada por Temer

Caixa Econômica Federal confirma destituição de três dos quatro vice-presidentes

Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal se reuniu nesta terça-feira (23) em Brasília e confirmou a destituição de três dos quatro vice-presidentes do banco que haviam sido afastados por determinação do presidente Michel Temer na semana passada.
Foram destituídos dos cargos os seguintes vice-presidentes:
Antônio Carlos Ferreira (Corporativo);
Roberto Derziê de Sant’Anna (Governo);
Deusdina dos Reis Pereira (Fundos de Governo e Loterias).
O quarto vice-presidente afastado, José Henrique Marques da Cruz (Clientes, Negócios e Transformação Digital), foi restituído ao cargo. De acordo com a Caixa, a restituição de Cruz ocorre “em razão da constatação, em investigações interna e independente, de ausência de elementos suficientes para configuração de sua responsabilidade”. 
Veja a íntegra da nota da Caixa ao fim desta reportagem
A decisão de afastar os quatro vices foi anunciada por Temer na semana passada após recomendação do Ministério Público Federal do Distrito Federal e do Banco Central. Em dezembro, o MPF já havia pedido o afastamento, mas a recomendação foi rejeitada por Temer.
Os pedidos foram apresentados em razão de suspeitas de irregularidades investigadas pelo MPF e pela Polícia Federal.
Entenda o que motivou o afastamento de quatro vice-presidentes da Caixa
Os quatro vices afastados foram indicados por partidos políticos como o PR, o PRB e o PMDB, e a decisão de afasta-los gerou descontentamento dentro da base aliada do governo.
A decisão só pôde ser tomada porque houve mudança no estatuto do banco público na última sexta-feira, adequando-o à nova Lei das Estatais. Com essa alteração, o Conselho da Caixa passou a ter a prerrogativa de nomear e de afastar vice-presidentes, algo antes restrito ao presidente da República.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário