terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Chuva de granizo no Vale do Piancó

Moradores do Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba, registram chuva de granizo

A formação de granizo é rara na região, mas podem acontecer quando as nuvens ficam muito grandes, com alto nível de condensação e atingem grau zero

Os moradores, admirados com o acontecimento, registraram o fato por vídeos compartilhados pelas redes sociais - (Foto: Reprodução)


Uma chuva de granizo foi registrada nesta segunda-feira (08) no município de Conceição, no Vale do Piancó. Os moradores, admirados com o acontecimento, registraram o fato por vídeos compartilhados pelas redes sociais.
Um dos vídeos, registrado no sítio Alto Quente e divulgado pela página Destaque CZ, as crianças e até os adultos se aventuram em meio à chuva de granizo maravilhados com as pedras de gelo que caem do céu.
A formação de granizo é rara na região, mas podem acontecer quando as nuvens ficam muito grandes, com alto nível de condensação e atingem grau zero. Quando as gotas de água que evaporam chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C viram gelo. Congelado, o vapor d’água fica mais pesado do que a nuvem consegue aguentar e cai em forma de pedra de gelo, recebendo o nome de granizo.
Também nesta segunda-feira (08), várias cidades do Sertão do Estado registraram chuvas. A época chuvosa no interior do estado da Paraíba é esperada no início do ano. A expectativa dos órgãos de monitoramento do clima é de que em 2018 aconteçam chuvas dentro da média histórica no Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão.
ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário