segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

1º lugar geral da UFPB

Bombeiro passa em 1º lugar geral em medicina na UFPB após ser reprovado no ano anterior

Mariz explicou que o esporte também foi importante para a conquista. Para ele, todo candidato a uma vaga na universidade deveria tentar conciliar os estudos com a atividade física

Mariz indica um hábito de estudos com disciplina, mas afirma que não é preciso exagerar - (Foto: Reprodução/G1)

O primeiro lugar geral da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018 conquistou a colocação após ser reprovado no curso de medicina no ano anterior. O bombeiro militar Pablo Mariz, de 23 anos, decidiu que queria cursar medicina há cerca de 1 ano e meio, quando já estava trabalhando na corporação e já tinha passado pela universidade no curso de educação física.
No Enem 2017, ele conseguiu fazer 751 pontos, o que não foi suficiente para passar em Medicina. “Eu estudei por seis meses. Fazia muito tempo que não estudava conteúdo do ensino médio. Eu não sabia direito o que estudar, não tinha um direcionamento. Fiz tudo por conta própria, sem cronograma. Por isso, não consegui ver todo o programa. Mas foi um ano de experiência pra mim”, contou.
No ano seguinte, Mariz teve mais disciplina. Começou a fazer um cursinho para ter um direcionamento e estudava entre 4 e 5 horas por dia, revisando a teoria, fazendo exercícios, respondendo provas anteriores e simulados e produzindo uma redação por semana. Com a nova rotina, conseguiu conquistar uma nota de 825,92 pontos, que o colocou no primeiro lugar geral da UFPB.
Para conseguir dar conta do curso de medicina, Mariz pretende alterar a escala de trabalho no Batalhão de Busca e Salvamento, em João Pessoa, para trabalhar apenas nos fins de semana e feriados como guarda-vidas.
Apesar da rotina rigorosa, Mariz explicou que o esporte também foi importante para a conquista. Atleta de jiu-jitsu, ele chegava a fazer dois treinos por dia. Para ele, todo candidato a uma vaga na universidade deveria tentar conciliar os estudos com a atividade física.
Para quem também quer ingressar na universidade pública em cursos com nota de corte alta, Mariz indica um hábito de estudos com disciplina, mas afirma que não é preciso exagerar.
“É preciso entender que o estudo é uma maratona. Se você exagerar, não vai conseguir manter o ritmo do começo até o fim. É melhor ter um ritmo lento e conseguir manter o ano todo. E também confiança, acreditar que vai passar. Assim fica mais fácil se manter motivado o ano todo”, afirmou.
ClickPB com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário