quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Suposto envenenamento de elefante de Sumatra

Elefante grávida morre ‘envenenada’ em plantação de óleo de palma na Indonésia 

Foto: AFP
Uma fêmea de elefante grávida foi encontrada morta em uma plantação de óleo de palma na ilha de Sumatra, Indonésia, supostamente envenenada. O corpo do animal, cuja espécie está em perigo de extinção, foi encontrado na última sexta-feira (22) perto de Seuneubok Bayu, um vilarejo isolado da província de Aceh, informou à AFP Sapto Aji Prabowo, diretor do Centro de Proteção de Animais de Aceh.
“A fêmea, de 25 anos, estava morta há 10 dias quando chegamos. A necropsia mostrou que os órgãos digestivos escureceram, o que em geral indica envenenamento, segundo os médicos”, declarou Prabowo. O paquiderme estava em gestação há 13 meses e deveria dar à luz a um macho dentro de seis meses.
Moradores do vilarejo afirmaram que os agricultores reclamavam que um elefante comia o fertilizante que colocavam na plantação de óleo de palma. A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) classifica o elefante de Sumatra entre as espécies em perigo crítico de extinção.
Ao menos 11 elefantes selvagens morreram este ano em Aceh, a maioria abatidos por seres humanos, afirmou Prabowo. O número de elefantes de Sumatra em estado selvagem é calculado em menos de 3.000. Geralmente são vítimas de caçadores, que vendem suas cobiçadas presas de marfim para uso na medicina tradicional chinesa.
Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário