sábado, 2 de dezembro de 2017

João Pessoa sedia evento sobre água doce

Governadores participam do VII Encontro Nacional de Formação do Programa Água Doce

João Pessoa sedia, a partir da próxima terça-feira (5), o VII Encontro Nacional de Formação do Programa Água Doce (PAD), que tem como tema “O Papel dos Estados, Municípios e Comunidades na Gestão Compartilhada dos Sistemas de Dessalinização”. O evento, que segue até a quinta (7), ocorrerá no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, no Pólo Turístico Cabo Branco.
Além de representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e de outros órgãos federais, governadores de estados do Nordeste e prefeitos da região, participarão do encontro representantes de famílias beneficiadas pelo programa. São esperadas 500 pessoas.
Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, o programa produz água de qualidade para consumo humano por meio da dessalinização de águas subterrâneas, salobras ou salinas. Atende, hoje, a cerca de 200 mil pessoas no semiárido nordestino, sendo 10 mil, especificamente, na Paraíba.
“É um programa ambiental com uma vertente social muito grande. Têm melhorado a vida de milhares de pessoas nos municípios mais pobres do Nordeste que não tinham acesso a água potável e dependiam de carros-pipas”, disse Renato Ferreira Saraiva, diretor do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Acesso à Água do MMA e coordenador do programa.
O encontro visa fortalecer a integração das diversas instituições envolvidas na execução do programa e capacitar os técnicos dos Núcleos Gestores Estaduais e representantes dos municípios e comunidades para a gestão dos sistemas de dessalinização. Permitirá ainda troca de experiência entre as famílias beneficiadas.
Até o momento, foram diagnosticadas 3.145 comunidades em 298 dos municípios mais críticos quanto ao acesso à água no semiárido nordestino. Da meta de 1.200 sistemas de dessalinização, 508 já foram concluídos e estão em operação; 48 estão em fase de implantação em 170 municípios; e 742 estão com as obras contratadas. Até 2019, deverão ser beneficiadas, ao todo, 500 mil pessoas.
MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário