quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Dia de Santa Luzia

13 DE DEZEMBRO: DIA DA 'PADROEIRA DOS OLHOS E DA VISÃO', TAMBÉM CONSIDERADA PROTETORA DOS OFTALMOLOGISTAS 

Santa Luzia
Santa Luzia (italiana Luzia de Siracusa), 'padroeira dos olhos e da visão', para os católicos
O Dia de Santa Luzia é comemorado anualmente em 13 de dezembro. Esta data é uma celebração religiosa do catolicismo em homenagem a “padroeira dos olhos e da visão”, para os católicos.
Além de ser a padroeira da visão, Santa Luzia também é considerada a protetora dos oftalmologistas. Aliás, Santa Luzia, em latim, significa literalmente “santa portadora da Luz” ou “aquela que leva a luz”.
A história de Santa Luzia (Luzia de Siracusa) conta que esta jovem italiana teria abdicado de toda a sua riqueza para ofertar aos pobres e sofreu perseguições por ser cristã. De acordo com a lenda, os olhos de Santa Luzia teriam sido arrancados antes de ser decapitada.
Origem do Dia de Santa Luzia
Não se sabe ao certo porque o Dia de Santa Luzia (ou Santa Lúcia e mesmo Santa Luz) é celebrado atualmente no dia 13 de dezembro.
No entanto, sabe-se que antes da reformulação do Calendário Gregoriano, a data era comemorada próximo do Solstício de Inverno (22 de Dezembro, no hemisfério norte).
As festividades são de origem popular e tradicional, principalmente na Escandinávia. No Brasil e em Portugal, o culto a Santa Luzia também é bastante forte entre a comunidade católica.
Os católicos acreditam que o Dia de Santa Luzia é celebrado doze dias antes do Natal como um sinal, para indicar a necessidade da preparação espiritual (iluminação espiritual) e purificação para o nascimento de Jesus Cristo.
Na Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia a água que corre dia e noite desta fonte que nunca secou é procurada pelos devotos  (Foto: Henrique Mendes/G1)
Na Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia a água que corre dia e noite desta fonte que nunca secou é procurada pelos devotos - (Foto: Henrique Mendes/G1) 
https://www.calendarr.com/brasil/dia-de-santa-luzia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário